A listagem com a relação dos aprovados na primeira fase do processo seletivo de residência médica junto ao Hospital Tacchini foi divulgada na terça-feira, 14. A seleção ocorreu mediante nota de prova aplicada pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs). A partir de março do ano que vem, a instituição irá receber alunos para as especialidades de Clínica Médica e Pediatria, numa parceria com o Hospital Sírio-Libanês.

A próxima e última etapa será a análise do currículo dos candidatos, que é realizada por uma banca de profissionais da instituição bento-gonçalvense.

De acordo com o Tacchini, os aprovados na primeira fase devem entrar em contato com o hospital via WhatsApp (54) 99167-0099 ou pelo e-mail [email protected] para envio de documentações necessárias e agendamento do horário da entrevista e análise curricular, prevista para sexta-feira, 17.

Aprovados na Residência em Clínica Médica: https://cutt.ly/wYHhLQE

Aprovados na Residência em Pediatria: https://cutt.ly/nYHhUWu

O que é uma residência médica

Esta etapa é direcionada aos médicos formados que buscam especializar-se em alguma área específica da medicina, como é o caso de cardiologistas, dermatologistas, urologistas, entre outros. Por um período, que pode durar períodos de dois anos ou até mais, os profissionais recebem formação teórica e prática na área e convivem diariamente com pacientes e situações cotidianas dos setores.

Em Bento Gonçalves, esta é a primeira vez que o Tacchini disponibiliza a oportunidade de especialização. De acordo com a instituição, num primeiro momento serão oportunizadas seis vagas. Desse total, duas são direcionadas à Pediatra e quatro em Clínica Médica.

Com cargas horárias de 60 horas semanais e duração de dois anos, no caso da clínica médica, e de três da pediatria, a residência médica no Tacchini deve atender os princípios de atenção integral e formação para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A definição da grade curricular, bem como a formação dos preceptores do Tacchini estão sendo realizados em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. O hospital bento-gonçalvense também deve compartilhar a mesma metodologia desenvolvida pela instituição paulista ao longo dos últimos 10 anos de experiência na formação de residentes médicos.