O Hospital Tacchini conquistou nota máxima no processo de certificação hospitalar, realizado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Assim, o complexo hospitalar localizado em Bento Gonçalves retoma o status de primeiro hospital do Rio Grande do Sul a receber a certificação máxima da acreditação nacional, ainda em 2009.

De acordo com o superintende da casa de saúde, Hilton Mancio, a creditação do status chegou ainda em 2004, quando o local passou pelos primeiros processos de auditoria. As demais conquistas no certificado surgiram ao longo do tempo, com a melhoria do trabalho. No entanto, devido a crise econômica, em 2015, o hospital optou em não buscar a recertificação, mesmo mantendo os serviços que o colocaram no topo dos hospitais do estado. “A obtenção da Acreditação com Excelência é um resgate, um reconhecimento a tudo o que realizamos em prol dos clientes e pacientes”, ressalta o superintendente.

O que é o nível 3 da ONA?

Este nível que certifica a Acreditação Hospitalar com Excelência, é recomendada às instituições de saúde que apresentam claramente evolução na sua gestão e ciclos de melhoria contínuos, no qual suas lideranças analisam seus resultados para tomada de decisão. “É um nível de maturidade institucional que não nos permite retrocessos. Afinal, mostra que estamos de acordo com padrões que visam o aperfeiçoamento da segurança aos pacientes, clientes e demais pessoas da comunidade que diariamente procuram os diversos serviços que oferecemos e, no caso dos nossos colaboradores, as plenas condições de trabalho, tanto nas áreas assistenciais, administrativas e de apoio, como manutenção, lavanderia, higienização e copas”, explica Mancio.

O gestor lembra que reconquistar o nível de Acreditação com Excelência foi possível devido ao protagonismo das equipes. “Todos trabalham de forma integrada tendo a segurança do paciente como foco, sem se descuidar dos demais colegas e até mesmo do seu ambiente de trabalho”, conclui.

 Qual a importância em obter a acreditação da ONA?

Com a acreditação, a ONA tem por objetivo geral estimular o desenvolvimento de um processo permanente de avaliação e certificação da qualidade dos serviços de saúde. Possibilitando, assim, a melhoria contínua da atenção e a garantia da qualidade na assistência à saúde dos pacientes, em todas as Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (OPSS) do Brasil.

Quais são os níveis de acreditação hospitalar ONA?

O processo de avaliação para a acreditação da ONA é de responsabilidade das Instituições Acreditadoras Credenciadas, que têm como referências as Normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação ONA específico.

Dessa maneira, é necessário que a instituição solicitante prepare a sua candidata para a acreditação dentro dos requisitos da ONA, considerando os seguintes níveis:

  • Acreditação Ona Nível 1 — Acreditado: princípio segurança,
  • Acreditação Ona Nível 2 — Acreditado Pleno: princípio gestão, e
  • Acreditação Ona Nível 3 — Acreditado com Excelência: princípio excelência em gestão.

E vale ressaltar que, para poder garantir um nível superior na acreditação, todos os requisitos do nível anterior deverão estar previamente atendidos.

Fonte: Redação e Ascom Tacchini
Foto: Reprodução