Números foram divulgados nesta quinta-feira, 13, pela secretaria municipal de Segurança Pública

As ocorrências de prisões realizadas pela Guarda Civil Municipal (GCM) alcançaram a marca de 14 registros só no primeiro mês de 2020 em Bento Gonçalves. O número faz parte do relatório apresentado pela secretaria municipal de Segurança Pública nesta quinta-feira, 13. Além das prisões, as guarnições destacaram os trabalhos de abordagem, apreensões e ações realizadas nos bairros da cidade.

De acordo com o levantamento, só em janeiro foram realizadas 27 apreensões de entorpecentes, além da abordagem de 339 pessoas. O trabalho da equipe somou-se com a realização de 52 ações pelos bairros da cidade. Conforme o diretor de Segurança de Bento Gonçalves, Clóvis Lavrada, a GCM está preparada para diversas ações de patrulhamento preventivo, apoio às secretarias e demais órgãos e inclusive ações de trânsito. As operações, que visam estreitar a relação entre o órgão e a população, são constantes e itinerantes, de acordo com a necessidade de cada região. “A Guarda iniciou o ano com ações pela manutenção da ordem e sossego público com operações preventivas em Praças do município, vias de maior concentração de pessoas, roteiros e pontos turísticos. Também desenvolveu atividades de apoio em segurança a outras Secretarias do Município”, ressalta.

O relatório do primeiro mês do ano mostra ainda 22 ações de patrulhamento e presença ostensiva pelos roteiros e pontos turísticos do interior da cidade, duas reuniões com lideranças comunitárias. A GCM realizou a abordagem e vistoria de 226 veículos. Seguindo os trabalhos junto à área de trânsito, o órgão prestou atendimento a seis acidentes de trânsito.

Ocorrências de Maria da Penha somaram três, junto aos casos de perturbação ao trabalho, sossego alheio e tranquilidade pública, que juntas somaram cinco registros. Quatorze pessoas foram presas por ocorrências envolvendo tráfico ou posse de entorpecentes, desobediência e ameaça, foragidos e casos de embriaguez ao volante. Dezessete menores foram apreendidos e apresentados junto à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA)

Foto: José Martim Estefanon