Com uma média de 68 mil exames por mês, o Laboratório de Análises Clínicas (LAC) do Hospital Tacchini vem crescendo anualmente e contando com a confiança da comunidade em geral. A unidade atende a comunidade em geral e todos os associados do Plano de Saúde Tacchimed e demais convênios. Diante de tanta expressividade, o Tacchini – Sistema Integrado de Saúde investiu em novos equipamentos, os quais já estão em funcionamento. O equipamento Vitros 5600 é a mais nova aquisição e atualmente é único na região da Serra Gaúcha.

Equipamentos

Vitros 5600: Este novo equipamento está revolucionando o processamento de exames no Laboratório de Análise Clínicas. Entre as vantagens, estão a redução da quantidade de sangue coletado do paciente e/ou usuário e a centralização de uma série de exames em um único equipamento. A responsável técnica do LAC, Roselane Roman explica que o Vitros 5600 consegue juntar todos os grupos de exames das áreas da Bioquímica, Imunologia e Hormônios. “Com este equipamento é possível realizar até 100 tipos de exames simultâneos. Além dessa vantagem, outro grande benefício está na rapidez e precisão dos resultados”, conta Roselane.

Outra importante aquisição do LAC é o equipamento de automação em microbiologia Vitek 2, que permite a identificação de bactérias e a realização de antibiogramas automatizados. Isso reduz o tempo de identificação da bactéria e torna mais rápida a liberação dos resultados, além de auxiliar os médicos a determinar as dosagens de antibióticos para o tratamento do cliente.
Vitros 5.1 Fusion: apresenta novo método de diagnósticos de análise clínica por Química Seca. Essa metodologia, segundo Roselane, é uma das mais modernas disponíveis atualmente no mundo. “Ela dispensa a utilização de água no procedimento e garante maior grau de eficiência e precisão. Além disso, reduz a quantidade da amostra coletada do cliente e não há o risco de contaminação”, explica Roselane. Ela justifica que todos os materiais são descartáveis e exclusivos para realização do exame, preservando assim o meio ambiente, pois não utiliza água e o descarte das ponteiras e slides são realizados por empresa especializada.

O Laboratório da Análises Clínicas conta com 52 profissionais, entre Enfermeiras, Técnicos em Enfermagem, Auxiliares de Laboratório, Auxiliares Administrativos, Biomédicos e Farmacêuticos Bioquímicos. O agendamento para coleta de exames, a coleta domiciliar, a sala de coletas individualizadas e o horário ampliado de atendimento, são alguns diferenciais. O Laboratório permite ainda que os resultados possam ser acessado via internet.

O LAC possui certificação ISO 9001:2008, presente em todas as áreas de atuação e participa de controle de qualidade externo da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC) e Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).
Embora o atendimento ao público seja de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 18h30min e aos sábado, das 7h às 11h, a unidade funciona 24 horas, sempre pronta para atender aos casos de urgência e emergência. O telefone para contato é o 3455-4301.