Os hospitais Tacchini de Bento Gonçalves e São Carlos de Farroupilha recebem, nesta terça-feira, 6 de abril, uma nova remessa de medicamentos utilizados na intubação de pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). As instituições da região fazem parte da relação de 69 hospitais que vão receber frascos de sedativos e bloqueadores neuromusculares. Os medicamentos Atracúrio, Cisatracúrio, Midazolam e Rocurônio fazem parte do chamado kit intubação, necessários ao procedimento de ventilação mecânica em pacientes com dificuldades respiratórias.

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a nova remessa foi enviada pelo Ministério da Saúde. No entanto, a distribuição e quantidades para cada instituição foram definidas pela pasta estadual. O armazenamento e a distribuição são realizados com auxílio do Exército Brasileiro. Os produtos são separados e armazenados no 3º Batalhão de Suprimento, em Nova Santa Rita, e, posteriormente, distribuídos pelo 3º Grupamento Logístico. A remessa desta semana é composta por 39.825 frascos de Atracúrio, 11.415 de Cisatracúrio, 22.630 de Midazolam e 18.929 de Rocurônio.

De acordo com a SES, a responsabilidade pela compra dos medicamentos é das instituições de saúde. No entanto, em razão da alta demanda dos insumos, o Ministério da Saúde e o Governo do RS se articulam para auxiliar na compra e distribuí-los aos locais que estejam com seus estoques em situação crítica e que prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o Tacchini serão entregues 3.719 frascos de Rocurônio, 200 de Atracurio 10mg/ml – 2,5ml e 4.075 doses de Atracurio 10mg/ml – 5ml. Já o hospital São Carlos, em Farroupilha, serão 320 unidades de Midazolam 5mg/ml – 10 ml, 20 de Midazolam 5mg/ml – 3ml, 115 frascos de Rocurônio, 1.175 de Atracurio 10mg/ml – 2,5ml e 175 unidades de Atracurio 10mg/ml – 5ml.

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini