A partir de quarta-feira, 2 de maio, os horários de vacinação do Centro de Referência Materno Infantil (CRMI) serão alterados. Todas as vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h e das 13h30min às 17h, com exceção da vacina BCG e da vacina da Febre Amarela.

De acordo com a coordenação do CRMI, a vacina da febre amarela será feita nas terças-feiras, das 7h30min às 11h e das 13h30min às 17h. A vacina da BCG, por ter duração de 6h, após aberto o frasco, será feita nas quintas-feiras, das 9hs às 11h e das 13h30min às 15h.

A vacinação é feita conforme o calendário do Ministério da Saúde, sem necessidade de agendamento prévio. A BCG também é aplicada na Unidade de Saúde Central e as demais vacinas nas Unidades Básicas de Saúde.

O horário de vacinação termina 30 minutos antes do fechamento da Unidade de Saúde, devido ao tempo necessário para a realização da vacinação e para a digitação das vacinas realizadas no turno, no Sistema de Informação do Ministério da Saúde.

Devido à grande procura nas terças e quintas-feiras, dias de vacinação para Febre Amarela e BCG, as profissionais da saúde sugerem às pessoas que tem outras vacinas para fazer, que procurem o serviço nos outros dias da semana.

A coordenação do CRMI ressalta ainda que a vacinação de crianças poderá ser feita alguns dias depois da criança ter completado a idade, mas não será feita nem um dia antes. A vacinação da gripe será feita aos grupos prioritários, mediante documentação que comprove, de segunda a sexta-feira das 7h30min às 11h e das 13h30min às 17h.

Foto: EBC