Mostra itinerante iniciou sua circulação em Bento Gonçalves

Fotografias, matérias de jornal, flyers, peças de exposições que aconteceram nas diversas edições da Battle In The Cypher (BITC), camisetas, telas de serigrafia e diversos outros artefatos estão entre os materiais que compõem a exposição que conta a história do principal encontro da Cultura Hip Hop da América Latina, realizado em Bento Gonçalves.

Criada em 2019, a mostra itinerante “Os 10 Anos de Battle In The Cypher” foi aberta na última sexta-feira, 15, na Capital do Vinho e irá desembarcar em outros locais do Brasil e em países da América Latina.
Em Bento Gonçalves, a exposição permanece no Museu do Imigrante até o dia 14 de maio e depois segue por diferentes espaços culturais da cidade, como Salão Nobre da Prefeitura e Centro Cultural 20 de Novembro, ainda com datas indefinidas.

Realizada com recursos do Fundo Municipal de Cultura, a mostra apresenta uma linha de tempo do BITC. Dessa forma, a proposta organiza um relato sobre uma trajetória de encontros em Bento Gonçalves, em outros dez estados brasileiros e três países da América do Sul. Um diferencial é a existência de QR Codes próximos às obras que remetem a um site com vídeos que também registram um pouco mais sobre a primeira década da Battle.

Segundo um dos organizadores, Pedro Ramon Festa, o objetivo é mostrar a importância histórica de um evento que ajudou a fortalecer o Hip Hop da cidade. “O Battle In The Cypher representa muito para o Hip Hop nacional. Muitas pessoas de vários estados e países tiveram momentos marcantes, de troca e aprendizado no encontro. Além disso, ele ajudou a formar uma grande rede integrando hip-hoppers de várias partes do Brasil e do mundo com os de Bento Gonçalves”, ressalta.

Após finalizar sua passagem pelo município, o projeto deve chegar à Obradora Cultural, importante equipamento cultural no centro de Assunção, no Paraguai, e à Casa De Cultura Afrouruguaya, sediado no centro de Montevidéu e principal espaço da cultura negra no Uruguai.

Premiações

Em 2021, o evento completou 12 anos e consigo carrega inúmeras premiações. São elas:

– Funarte Hip Hop 2014 e Culturas Populares 2018 Edição Selma Do Coco, ambos realizados pelo Ministério da Cultura.

-Melhor Evento de Breaking 2018, pela conceituada revista digital Break SP, de São Paulo.

-FAC Culturas Populares- Hip Hop 2016, com o Hasta La Cypher, encontro que acontece dentro do Battle In The Cypher, realizado pelo governo do Rio Grande Do Sul.

-PROAC Hip Hop e Elisabete Anderle, financiando a realização de pré-edições nos estados de São Paulo e Santa Catarina, respectivamente.

Foto: Laura Kirchhof