Áreas mais afastadas do centro de Bento Gonçalves serão mapeadas para localização precisa

A Secretaria Municipal de Segurança de Bento Gonçalves está com um projeto em andamento que beneficia particularmente os cidadãos que vivem no interior da cidade. O GPS Rural está sendo realizado para mapear e beneficiar a localização de propriedades desses locais.

Nas regiões mais centrais da Capital do Vinho é fácil localizar uma residência, há os bairros, ruas e números que ajudam na identificação, mas em outros locais não funciona assim.

Nos distritos de São Pedro, Tuiuty, Faria Lemos, Vale dos Vinhedos, entre outros, as propriedades são carentes de uma localização precisa, pois há casas estabelecidas nas rodovias que circundam o município, ou locais afastados.

Por que mapear?

A função principal desse recurso é para que os órgãos de segurança possam agir com maior velocidade para atender chamadas de emergência vindas de pessoas do interior.

O secretário de Segurança Municipal de Bento Gonçalves, Paulo César de Carvalho, exemplifica que um agente novo na cidade pode ter dificuldades de atender um chamado em um local desconhecido por ele e com pouco referencial.

Com a marcação do Sistema de Posicionamento Global (GPS), qualquer um dos órgãos de segurança poderá acessar, através de aplicativo com um software inteligente, exatamente a casa de onde um chamado de socorro está vindo. “Isso vai diminuir muito o tempo de pronto atendimento de ocorrência, em situações tanto de segurança pública, quanto de saúde”, pontua.

Benefício para outras áreas

O secretário Carvalho explica que essas informações também poderão ser usadas por outros órgãos do município, como a Secretaria da Saúde, Secretaria de Educação, entre outros. As chamadas tanto para a polícia quanto para o SAMU terão auxílio desse sistema, tudo para agilizar.

Até mesmo no setor de educação será relevante utilizar essa novidade para dar mais informações a motoristas de vans escolares. Dessa forma, eles podem achar a residência de alunos do interior, facilitando os cronogramas de rotas programadas.

A localização por GPS

Carvalho explica que, atualmente, esse novo projeto está na fase inicial, com licitação aberta pela prefeitura para que alguma empresa especializada possa realizar a parte técnica. O trabalho é feito em parceria com a Coordenadoria de Tecnologias de Informação e Comunicação (CTEC) e a Secretaria de Agricultura.

A localização das propriedades e residências será feito por georreferencia através de GPS. Cada casa será mapeada e terá uma espécie de código que funcionará como uma identidade do lugar, para que se saiba exatamente onde é. “Um exemplo, vai estar BG 111 na identificação do lar e eu vou saber que esse número representa a propriedade específica do senhor fulano”, explica.