A Secretaria da Saúde (SES) autorizou nesta terça-feira, 26, que pessoas vacinadas com primeira dose de AstraZeneca e que estejam com a segunda em atraso, possam receber a segunda dose com a vacina da Pfizer. A demanda surgiu em virtude do desabastecimento da AstraZeneca reportado por algumas cidades. O assunto foi pauta de reunião extraordinária da SES com representantes das secretarias municipais de saúde.

Em virtude disso, a Secretaria da Saúde (SMS) de Bento Gonçalves informa o novo cronograma de vacinação:

Na quinta-feira, 28, das 8h às 12h, em formato drive-thru na Fundaparque, será a vez de quem recebeu a primeira dose da Astrazeneca até 12 de julho. Neste dia ainda será aplicada a dose da vacina AstraZeneca.

Na sexta-feira, 29, das 14h às 19h, em formato drive-thru na Fundaparque, serão imunizadas pessoas que receberam a primeira dose da AstraZeneca até 23 de julho. Será realizada a aplicação da vacina Pfizer.

Na quarta-feira, 3 de novembro, das 15h às 20h, também em formato drive-thru na Fundaparque, completará o esquema vacinal quem recebeu a primeira dose da AstraZeneca até 26 de julho. Será realizada a aplicação da vacina Pfizer.

É necessário apresentar documento com foto e o cartão entregue no dia da vacinação.

A chefe da divisão de vigilância epidemiológica da SES, Tani Ranieri, ressalta que esse tipo de intercambialidade já possui segurança comprovada por evidências científicas.