Nesta segunda-feira, 18 de abril, iniciou a primeira etapa da implantação do GPS Rural, que consiste num sistema de georreferenciamento por satélite, nas localidades do interior de Bento Gonçalves. O processo iniciou nesta semana com o mapeamento das localidades de São Valentim e Tuiuty.

Esse procedimento garante a celeridade na prestação de socorro, salvamento, e também o atendimento de furto e roubo na área rural. Cada propriedade do interior também recebe uma placa de identificação com um código de cadastramento.

Neste primeiro momento, estão sendo mapeadas e cadastradas todas as propriedades rurais do município, bem como as suas respetivas sedes, criando um Ponto Geográfico. O mesmo será feito das vias, estradas principais e secundárias, que dão acesso às comunidades, assim como os pontos de referência – como escolas, igrejas e comunidades.

A perspectiva é que sejam mapeadas em torno de 150 famílias por semana, sendo que em três meses, pelo menos 1600 famílias estarão com o mapeamento concluído. Esse processo todo deve levar em torno, justamente, de três meses para ser concluído.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura 

Fotos: Rodrigo De Marco