Projeto que visa atendimentos mais rápidos da segurança, saúde e educação começará a ser implementado na próxima segunda-feira

O GPS Rural é um recente projeto da prefeitura de Bento Gonçalves, que visa agilizar os processos de atendimento a residências do interior do município. Tanto órgãos de segurança, como de saúde e educação, terão acesso a geolocalização das casas de distritos, fazendo com que possíveis emergências sejam atendidas rapidamente. O primeiro distrito do interior a receber essa tecnologia será Tuiuty, a parir desta segunda-feira, 18 de abril.

Na tarde desta quarta-feira, 13 de abril, os secretários de Segurança, tenente-coronel Paulo César de Carvalho, e de Agricultura, Volnei Cristófoli, assim como o diretor da Coordenadoria de Tecnologia de Comunicação e Informação (CTEC), Matheus Barbosa, estiveram presentes em uma reunião com a empresa que fará os trabalhos técnicos de localização geográfica. O serviço, que foi selecionado via processo seletivo, começa na próxima segunda-feira e deve se estender por duas semanas até o cadastramento das casas estiver completo.

Pontos positivos

Os três secretários que estavam presentes na conversa estiveram por trás do desenvolvimento do projeto há meses, e agora com a realização do GPS Rural, eles veem de forma mais tangível as boas possibilidades a caminho. Cristófoli relembra de caso em que estava em um distrito do interior e recebeu uma chamada de agentes de segurança solicitando informações mais precisas de uma casa ema outra localidade. Era uma situação emergencial em que o GPS Rural demonstraria sua efetividade por vir.

Um dos aspectos positivos que está a caminho é justamente uma vertente desse caso, que envolve a segurança e situações de emergência com crimes. Antigamente, os policiais perdiam tempo localizando uma residência que podia estar em risco, mas com a tecnologia nova, a casa será encontrada sem problemas. A saúde também pode ser melhorada no interior, pois atendimentos com ambulância acontecerão de maneira mais precisa com o GPS.

A geolocalização das casas e todas informações que advém desse trabalho das secretarias ficará seguro em um banco de dados exclusivo para os órgãos públicos que possam utilizar as informações de forma a ajudar os residentes. Nada será compartilhado ou distribuído para outras competências. Depois de Tuiuty, outros distritos serão adicionados no projeto, que visas expansão por todo interior de Bento Gonçalves.