Entre eles, a região da Serra Gaúcha que passou da bandeira laranja para a vermelha

Pelo menos 37 pedidos de reconsideração nos dados utilizados na nona rodada do Distanciamento Controlado foram encaminhados ao Governo do Rio Grande do Sul. Os recursos podiam ser encaminhados até às 6h deste domingo, 5 de julho. O resultado final será divulgado na segunda-feira, 6 de julho. Nesta rodada, a Serra Gaúcha passou da bandeira Laranja para a vermelha, o que indicaria mais restrições para a indústria, comércio, serviços, entre outros.

De acordo com o governo, o mapa preliminar divulgado na sexta-feira, 3 de julho, traz dez regiões em bandeira vermelha no RS. Todas elas, segundo o governo, entraram com recursos para modificar a decisão. Dos 307 municípios que estão em bandeira vermelha, 117 podem adotar protocolos previstos na bandeira laranja, por meio de regulamento próprio. A possibilidade ocorre pois estas cidades não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento.

Após o recebimento, os pedidos passam por análise do Gabinete de Crise e na segunda-feira, o governador Eduardo Leite apresenta o anúncio final, com as bandeiras que passarão a valer a partir de terça-feira, 7 de julho e seguem até o dia 13.