Feira, prevista para ocorrer no mês de setembro, será a primeira a ser realizada no estado após o agravamento da pandemia

A pandemia provocada pelo novo coronavírus mudou a rotina de todas as cidades, não somente do Brasil, mas do mundo. Aulas suspensas, cuidados redobrados e muitos eventos adiados. Porém, o calendário de atividades, principalmente das feiras em Bento Gonçalves, já está definido. A primeira delas prevista para ser realizada no mês de setembro, é a Movelsul Brasil 2020, que inicialmente estava prevista para ocorrer no mês de março.

A mostra, promovida pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário (Sindmóveis), abriria o calendário de feiras do ano em solo bento-gonçalvense. Porém, em virtude da Covid-19 e por julgar necessária a preservação da saúde de expositores, visitantes, demais profissionais envolvidos e comunidade em geral, a diretoria adiou a realização da mesma. Com a nova data já programada, esta será a primeira feira profissional a ser realizada no Rio Grande do Sul após o agravamento da pandemia. “Para o Sindmóveis, enquanto entidade promotora da feira desde 1977, é imperativa a preocupação com a segurança sanitária de todos os seus públicos, bem como da comunidade de nossa região. Dessa forma, a feira se realizará de 14 a 17 de setembro, dentro de uma nova realidade para os eventos do estado do RS e com uma série de protocolos de segurança sanitária”, revela o presidente do Sindmóveis e da Movelsul, Vinícius Benini.

Segundo o dirigente, algumas ações estão pautadas para antes do início da feira, garantindo, desta forma, a segurança de todos os frequentadores do Parque de Eventos. De acordo com Benini, existe um projeto que está em desenvolvimento pelos Convention Bureau de Porto Alegre, Gramado, Canela, Caxias do Sul e Bento Gonçalves, junto da Associação Brasileira das Empresas de Eventos e União Brasileira dos Promotores de Feiras (representada pelo Centro de Eventos Fiergs). A proposta consiste na criação de um protocolo de abertura de eventos, válido para feiras profissionais, shows, congressos, treinamentos e afins. “A ideia é que a Movelsul Brasil seja evento teste do RS no segmento de feiras profissionais. Esse evento teste será restrito a profissionais do setor e terá fins de capacitação, treinamento e validação dos protocolos, um mês antes da abertura efetiva da feira, permitindo que ajustes, se necessários, possam ser realizados em tempo hábil. Será realizada uma simulação de todos os protocolos de segurança e sanitização que vão pautar todos os eventos do segmento de feiras enquanto durar a pandemia”, revela.

Diferenciais

Como é de praxe, a Movelsul terá uma série de projetos já divulgados anteriormente e que serão apresentados ao público em setembro. “Como exemplo, podemos citar a mostra de vencedores do Prêmio Salão Design, que já tradicional; dois espaços instagramáveis criados com produtos dos expositores pelos designers Paulo Biacchi e Mila Rodrigues; e um espaço que estamos chamando de Tecnoespaço, onde os visitantes poderão conhecer inovações tecnológicas que incrementam a jornada do consumidor”, adianta Benini.

Preocupação e cuidado

Sendo considerado um momento de retomada, com o retorno das feiras e eventos no município, Benini considera que é um compromisso do Sindmóveis orquestrar um cenário que se converta em um horizonte de novos negócios para o setor moveleiro. “Além disso, salientamos que é imperativa a preocupação com a segurança sanitária de todos os seus públicos, bem como da comunidade de nossa região”, reflete.
Ele ainda aborda que o Sindmóveis Bento Gonçalves sempre usou da transparência para com seus públicos. “Essa é uma situação extraordinária para todos nós e o que se pode garantir é que o Sindmóveis está trabalhando com máximo empenho e dedicação para fazer a melhor feira dentro das condições que temos. A nosso ver, esse é o momento de colaborar, estreitar as parcerias e ser sensível ao cenário”, finaliza.