O Governo do Rio Grande do Sul publicou na terça-feira, 22, a portaria que orienta a volta de eventos corporativos e feiras no Estado. A possibilidade de realização das atividades ocorre no momento em que há estabilização e redução de indicadores relativos ao novo coronavírus no território gaúcho. As orientações estão publicadas na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 23.

De acordo com as normativas presentes na portaria, estão permitidas realizações de eventos corporativos e feiras, somente nas regiões onde a bandeira amarela e laranja estejam em vigor há pelo menos duas semanas consecutivas. Poderão ser realizadas, além de feiras e exposições corporativas e comerciais, seminários, congressos, convenções, simpósios, conferências, palestras, reuniões corporativas, oficinas, treinamentos e cursos corporativos.

Nos regramentos apresentados pelo Governo estão limitação de ocupação do espaço, distanciamento entre expositores, existência de janelas e portas, além de sistema de renovação de ar, credenciamento e check-in on-line e início e término de seções não concomitantes entre outros. Além disso, visitantes e expositores deverão utilizar equipamentos de proteção individual, como máscara, face-chield, além da disponibilização de álcool gel.

Apesar da liberação, caberá aos municípios-sede a autorização para realização desse tipo de eventos. No entanto, para reuniões corporativas, oficinas, treinamentos e cursos corporativos, não há necessidade de autorização municipal, mas também há uma relação de protocolos a serem seguidos, similares aos impostos para a realização de seminários, congressos e convenções, e também haverá teto de ocupação.

Foto: Augusto Tomasi / Vagão Filmes