Nas ruas de Bento Gonçalves, cartas com mensagens de motivação foram deixadas em praças e diversos outros espaços públicos

O domingo acordou mais amarelo, e dessa vez, não foi por causa da beleza das flores de um ipê. Nas ruas de Bento Gonçalves, cartas com mensagens de motivação foram deixadas em praças e diversos outros espaços públicos. A ação foi realizada pelo projeto Help, do Força Jovem Universal (FJU). No município, foram quase duas mil cartas distribuídas. No Brasil, o número passa de um milhão, o que dá nome à campanha “Um Milhão de Motivos para Recomeçar”.

Mensagens de motivação no Centro de Bento Gonçalves

O objetivo é alcançar pessoas que estejam passando por momentos difíceis com uma carta de recomeço, ao invés de uma de despedida. A ação está relacionada ao Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, mas semanalmente o projeto Help promove ações como essa. “A finalidade de todas as atividades que realizamos é mostrar às pessoas que vale a pena viver. Sempre há uma forma de recomeçar, não importa o quanto já tenham sofrido e pelo que estão passando atualmente”, afirma o coordenador do projeto na cidade, Arthur da Silva.

Cerca de 30 voluntários do FJU espalharam as cartas pelos bairros Centro, Cidade Alta, Borgo, Licorsul, Maria Goretti, Santa Helena e Vila Nova. No próximo final de semana, os integrantes do Help vão promover o “cantinho do desabafo” no Centro do município, onde estarão disponíveis para ouvir e ajudar a quem sentir necessidade de expor seus sentimentos, decepções e frustrações. “ Também trabalhamos para dar ajuda àquelas pessoas que sentem vergonha de dizer o que estão passando. Por isso, além das frases de motivação que distribuímos, também disponibilizamos um número de telefone para entrarem em contato conosco”, explica Sidia Colares, coordenadora do FJU de Bento.

“Vale a pena viver” é uma das frases mais utilizadas pelos voluntários do Help

Em todo o mundo, o projeto Help conta com 10.900 voluntários, que realizam ações diariamente. Em setembro, os trabalhos se intensificam. “Durante o período da pandemia, começamos a nos empenhar muito mais nesse trabalho, pois as dificuldades aumentaram para todos. Pessoas de todas as idades explicam que desenvolveram depressão ou ansiedade após crises financeiras, perda de entes queridos ou medo. O nosso trabalho é mostrar que elas não estão sozinhas, que podem contar conosco”, destaca Silva.

Desistir não é a solução

De acordo com Sidia, o trabalho realizado pelo Help no final de semana já teve resultados positivos. “Diversas pessoas postaram em suas redes sociais que as palavras que leram foram uma injeção de ânimo. Um dia, eu também recebi a ajuda desse projeto em um momento difícil. Hoje, poder ajudar quem passa pela mesma situação que eu já passei é gratificante”, lembra.

Fotos: Divulgação