As cidades de Carlos Barbosa, Monte Belo do Sul e Veranópolis, tiveram reconhecido, na quinta-feira, 25, pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), situação de emergência, decorrente dos acontecimentos climáticos registrados desde o ano passado. Além deles, outros 17 municípios também integram a lista de locais afetados por queda granizo, fortes chuvas e desastres decorrentes, como inundações, alagamentos e enxurradas. Com o reconhecimento, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Sem contar com os municípios da Serra, estão na lista Almirante Tamandaré do Sul, Boqueirão do Leão, Cruzaltense, Igrejinha, Imigrante, Itatiba do Sul, Jacutinga, Passa Sete, Ponte Preta, Riozinho, São Domingos do Sul, São Valério do Sul, Sinimbu, Taquara, Três Arroios, Tupanci do Sul e Vale Verde.

No momento, 275 municípios do Rio Grande do Sul estão em situação de emergência devido a tempestades, enxurradas e inundações.

“A orientação do presidente Lula é dar todo o apoio necessário aos municípios atingidos por desastres, seja por excesso de chuvas, como no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, seja pela falta, como vem ocorrendo neste momento no Nordeste do País”, destaca o ministro Waldez Góes. “É importante ressaltar que não faltarão recursos do Governo Federal para atender a população que vem sofrendo com a estiagem”, completa.

Agora, com a inclusão na listagem de cidades em situação de emergência, os gestores públicos poderão solicitar os recursos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Além de socorro e assistência às vítimas, os repasses também podem ser usados no restabelecimento de serviços essenciais e na reconstrução de infraestrutura ou moradias destruída ou danificadas por desastres.

Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Fotos: Prefeitura de Carlos Barbosa / Reprodução