Com reunião marcada para segunda-feira, 5 de abril, o Governo do Estado se reúne com prefeitos e representantes da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para discutir possíveis alterações nos protocolos e regras a atividades econômicas. Conforme o governador, Eduardo Leite, entre os assuntos da reunião estão os planos de fiscalização, considerados fundamentais pelo governo para permitir a liberação gradual das restrições. No entanto, a suspensão das atividades não essenciais segue em vigência até o dia 9 de abril.

Segundo Leite, novas flexibilizações só serão adotadas mediante qualidade e eficácia da fiscalização nos municípios e da melhora do cenário epidemiológico no Estado. Conforme o governo, na quinta e sexta-feira, 8 e 9 de abril, o Gabinete de Crise voltará a discutir a retomada das atividades.

De acordo com o presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e prefeito de Farroupilha Fabiano Feltrin, a entidade foi convidada nesta quinta-feira, 1º de abril, para participar da reunião na próxima semana e aguarda o novo decreto do governo do Estado para analisar e pontuar as novas demandas da região que deverão ser levadas ao governador Eduardo Leite.

Nesta sexta-feira, 2 de abril, o governo do Estado vai divulgar o mapa da 48ª rodada do Distanciamento Controlado, às 18h. O Gabinete de Crise segue sem permitir pedidos de reconsideração à classificação, mas com possibilidade de cogestão regional, com uso de protocolos até o limite de bandeira imediatamente anterior.

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini