O Governo do Rio Grande do Sul autorizou a abertura de serviços considerados não essenciais, como o comércio e restaurantes no sábado de Páscoa, 3 de abril, no horário das 5h às 20h. A medida ocorre após solicitações de diversas entidades, entre elas a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) para que houvesse flexibilização das restrições nesse período. Apesar da modificação, na sexta-feira Santa, 2, e no domingo de Páscoa, 4 de abril, as atividades seguem suspensas.

De acordo com o governador, Eduardo Leite, a mudança será pontual e deverá seguir todos os protocolos de segurança sanitária. Apesar de leve melhora no cenário, Leite foi cauteloso em permitir a abertura das atividades. “A liberação será autorizada apenas para o sábado. Na sexta-feira e no domingo, portanto, segue a restrição, porque, apesar da leve melhora de alguns indicadores nos últimos dias, ainda estamos em bandeira preta e o risco imposto pela Covid-19 à população gaúcha é elevadíssimo”, disse.

Restrições de horários é prorrogada em mais uma semana

Prevista para terminar no domingo, 4 de abril, as restrições de horários de atividades econômicas, iniciado no dia 20 de fevereiro, foi prorrogada até o dia 9 de abril, em decorrência da situação crítica do sistema de saúde no Rio Grande do Sul. Com isso, seguem suspensas atividades no horário das 20h às 5h. Conforme Leite, outras reuniões devem ocorrer nos próximos dias para discussão de novas medidas. “Elas terminariam no domingo, dia 4 de abril, mas entendemos que ainda precisamos de um pouco mais de rigor e esforço por alguns dias, para não afetar a trajetória recente de leve recuperação”, aponta o governador.

De acordo com os decretos em vigor, as atividades como comércio de produtos não essenciais só podem funcionar entre 5h e 20h nos dias úteis e excepcionalmente neste sábado, 3 de abril. Para restaurantes e lancherias, o horário limite para atender clientes de forma presencial é 18h nos dias úteis (incluindo este sábado), não podendo abrir nos demais dias. O atendimento pode ser feito nas modalidades de take away (pegue e leve) e drive-thru entre as 5h e 20h em todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados.

Para os supermercados, o limite de funcionamento é 22h em qualquer dia da semana. Todos os serviços podem operar em modo delivery (tele-entrega). As atividades essenciais, como farmácias, clínicas médicas, postos de combustíveis, entre outros, não têm restrição de horário.

Parques temáticos, de aventura, jardins botânicos, zoológicos e museus, entre outros espaços de cultura e lazer, seguem proibidos de receber público externo na bandeira preta e na vermelha (limite para quem está em cogestão) em qualquer dia da semana. A permanência em praias, praças e parques urbanos também segue restrita e estão liberados apenas para atividades físicas individuais.

Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini