Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana (Carl Jung)

Giovana Karoline Franceschini Brugnera é uma pessoa de sorriso largo e contagiante. Com amor, cuidado e respeito, norteia sua vida e toma decisões assertivas. Humana, amiga, confidente, sonhadora, batalhadora, idealizadora, persistente e teimosa, considera que seu principal ponto forte é acreditar no melhor das pessoas.

É casada com Joan Cecon, com quem está junto há sete anos, e deste amor nasceu Joaquim, que tem 2 anos e considera a maior benção da sua vida. “Quando começam a falar e te chamar de mamãe, aí você percebe o verdadeiro sentido da vida”, revela.

A virginiana é filha de Neusa Franceschini e Jorge Luis Brugnera e se considera uma pessoa privilegiada por ter nascido em uma família maravilhosa. “Tive uma boa criação, oportunidade de estudar, de me formar. Tive momentos difíceis como todos têm, passei por uma adolescência rebelde, perdi meu irmão com 27 anos de câncer, vi meus pais sofrerem, mas também vi o nascimento da minha sobrinha, escrevi um livro dos idosos com quem convivi, conquistei meu espaço, minha casa, minha família. E assim é a vida, altos e baixos, perdas e superações e o grande segredo de tudo é o equilíbrio”, esclarece.

Carreira

Giovana é psicóloga, especialista em Gerontologia Interativa. Atualmente é proprietária da Moara Centro de Atendimento Integrado ao Idoso. “Não me imagino em outra profissão que não seja em contato com as pessoas e auxiliando-as a despertar o que elas têm de melhor”, revela. Ela conta como escolheu a sua carreira. “Sempre tive curiosidade em conhecer melhor as pessoas, em ajudá-las, pois a complexidade do psiquismo humano me fascina, por isso busquei cursar a faculdade de Psicologia e nela pude encontrar uma diversidade enorme de personalidades e possibilidades de tratamento”, frisa.

Em outubro do ano passado, uma linda conquista passou a fazer parte de sua vida, quando inaugurou a Moara Centro Integrado ao Idoso. “Ela veio realizar o sonho de oferecer um cuidado adequado e amoroso ao idoso, respeitando sua história e autonomia. Um espaço onde o idoso é valorizado, podendo participar de atividades ocupacionais, tendo o suporte de profissionais qualificados e que amam o que fazem”, pontua Giovana.

Favoritos

Você já teve animais de estimação? Fale sobre eles.
Tenho o Thoty, um Poodle branquinho foi meu primeiro animal de estimação, ganhei aos 10 anos e me acompanhou por 15 anos; a Mila, uma gata adotada da rua está conosco no apto; o Alecrim, um Lulu da Pomerânia – Pet Terapeuta da Moara e a Xena, uma labradora que foi doação dos Bombeiros, que veio para agregar e alegrar as terapias da Moara
Você tem hobbies ou passatempos? Yoga, caminhada, estar ao ar livre com minha família e animais de estimação;
Sushi ou assado? Assado, por favor;
O que faz você rir? As brincadeiras do meu filho, os animais e conversar com as pessoas;
Cite uma curiosidade sobre sua personalidade: Dizem que sou uma psicóloga fora do padrão, da caixa, ou eu diria fora do pré-conceito que existe das psicólogas. Por que sou espontânea, falo alto, dou risada, brinco, abraço, ou seja, sou uma pessoa normal como todas as outras;
Felicidade: É construída no dia a dia, nos pequenos detalhes, não existem momentos plenos de felicidade, precisamos compreender a felicidade como um momento de nossas vidas que vai e vem, de acordo com os acontecimentos do dia a dia, sendo intercalado por momentos difíceis e de superação, pois quando buscamos a felicidade plena nos sentimos frustrados em não atingi-la;
Saúde: vejo a saúde como algo integral: corpo, mente e espírito. Precisamos estar atentos a essas três dimensões, pois uma não anda sem a outros. Muitas vezes os aspectos sociais, familiares, e principalmente os emocionais são mascarados por doenças físicas e não damos a devida atenção para isso, nos preocupamos apenas com o corpo.