A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental, faz um alerta à população de Garibaldi com relação ao número de focos encontrados do mosquito Aedes Aegypti. Entre janeiro e fevereiro foram 13 focos. Somente no último mês foram encontrados nove focos, sendo seis no bairro São Francisco, dois na Garibaldina e um no Santa Terezinha.

A Secretaria solicita à população que atente para os cuidados, eliminando possíveis criadouros do mosquito. A orientação é que os moradores mantenham caixas d’ água, poços, barris, lixeiras e outros depósitos de água bem fechados; retirem os pratos dos vasos, ou coloquem areia naqueles que ficam no interior da residência; as piscinas devem ser tratadas corretamente, se não o fizer, mantenha-a coberta; troque semanalmente a água dos bebedouros de animais, lavando-os com escova.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os munícipes devem ficar atentos aos sintomas de dengue, chikungunya e zika e, se necessitar, buscar o Posto de Saúde mais próximo ou PAM. Entre os sinais estão: febre, dores de cabeça, musculares, nos olhos e articulações; manchas avermelhadas na pele semelhante às da rubéola; náuseas e vômitos.

Os agentes da Vigilância Ambiental relatam que o maior problema enfrentado hoje, são as caixas d´água nas residências, por estarem fechadas de forma incorreta. Em caso de dúvidas ou denúncias, deve-se entrar em contato, através do telefone (54) 3462-8270.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Garibaldi
Foto: Divulgação