Uma festa clandestina foi encerrada pela fiscalização da Operação Te Cuida RS, no interior de Bento Gonçalves. O fato ocorreu no distrito de Tuiuty, em um camping, onde equipes de fiscalização flagraram pessoas acampadas, consumindo bebidas alcóolicas e sonorização alta, descumprindo as normas preventivas de distanciamento social para controle da covid-19.

De acordo com a fiscalização, cerca de 20 pessoas estava no local e acabaram sendo detidas. Foram lavrados termos circunstanciados, com base no artigo 268 do Código Penal Brasileiro, que trata sobre o não cumprimento de determinações do Poder Público, quanto ao impedimento de introdução ou propagação de doença contagiosa. A pena prevista é de um mês a um ano de detenção e pagamento de multa.

Os detidos foram liberados após assinarem  um termo de compromisso a comparecem, quando citados, junto ao poder judiciário. Um dos indivíduos foi preso e conduzido para registro da infração na delegacia de pronto atendimento,  uma vez que se negou a assinar o termo de compromisso e também ter desacato as equipes de serviço.

Foi determinado a desmontagem da estrutura de festa e acampamento e imediata saída das pessoas do local. Dez veículos que ali estavam estacionados, somente foram liberados a seus próprios, ou a motorista por ele indicado, mediante apresentação da CNH e realização de teste de etilômetro, para comprovação das condições técnicas para dirigir.

Fiscalização flagra 31 pontos de aglomeração em Bento

Além da festa clandestina, as equipes flagraram, pelo menos, 31 pontos de aglomerações em diversas regiões de Bento Gonçalves. Na maior parte das ações, as pessoas abordadas não estavam utilizando a máscara e nem álcool em gel, normas previstas em decreto estadual e municipal.

Foram fiscalizados 52 estabelecimentos, além da aplicação de 22 autos de orientação, quatro de infração e 813 pessoas abordadas. Um bar, uma loja e uma fruteira foram autuados por descumprimento de medidas sanitárias.

Foto: GCM / Reprodução