A Secretaria de Saúde (SES) divulgou nota informativa nesta terça-feira, 9 de março, recomendando aos hospitais do Rio Grande do Sul que comuniquem o número de profissionais que foram afastados por suspeita ou confirmação da Covid-19. Os dados serão utilizados pela Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (DVST) do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) para verificar e planejar medidas de prevenção e controle da disseminação do coronavírus nas instalações hospitalares.

Para tanto, o hospital deve preencher semanalmente um formulário eletrônico fornecido pelo Cevs. A diretora do Cevs, Cynthia Molina-Bastos, afirmou: “A partir do controle de casos e da vigilância, será possível planejar ações de prevenção do coronavírus nos serviços de saúde de forma mais efetiva”.

Para enviar os dados, o notificador deve primeiro informar o número do Cadastro Nacional de Saúde (CNES) do hospital, seguido dos profissionais técnicos, auxiliares de enfermagem, enfermeiros, médicos, profissionais de saúde e profissionais de outras instituições. Por fim, o número total de hospitais próprios e trabalhadores terceirizados.

Também é necessário relatar o número de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 que desapareceram durante a última semana epidemiológica. Outro ponto importante é informar de quando houver fechamento, na semana epidemiológica anterior, de alguma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital em função de surto de Covid-19 entre os trabalhadores.

Foto: Divulgalção/Tacchini

Fonte: Governo RS