Os dois feridos na explosão que atingiu um tanque de combustível que passava por limpeza em Caxias do Sul na segunda-feira, 20, permanecem internados no Hospital Pompéia. De acordo com as últimas informações um dos sobreviventes segue em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O outro funcionário, que também sofreu queimaduras e estava na Unidade de Pronto Atendimento Central, foi transferido para o Pompéia, onde passou por exames e aguarda leito hospitalar.

Conforme o último boletim médico, o caso mais grave é de José Adair da Rosa, de 49 anos, que sofreu queimaduras de 2º e 3º graus em 40% do corpo. De acordo com a nota, ele obteve leve melhora, mas ainda está internado em estado grave na UTI da casa de saúde. Já Vilmar Fiuza Maia, de 63 anos, sofreu queimaduras nas pernas, mas não corre risco de morte.

Na manhã de terça-feira, 21, o corpo de Valmir Machado, de 42 anos, que acabou morrendo no local do acidente, foi liberado pelo Departamento Médico Legal (DML). Natural de Itapiranga (SC) e morador de Estrela, Machado, acabou sendo arremessado a uma altura de aproximadamente 10 metros, atingindo a estrutura metálica que dá sustentação a a cobertura do posto. Ele morreu na hora. O seu sepultamento ocorreu no final da tarde de ontem, em São Leopoldo.

Perícia suspeita de que uso de bomba elétrica tenha causado explosão

O trabalho do Instituto Geral de Perícias (IGP) realizado no local do acidente, na rua João Nichele, bairro Sanvitto, ainda não foi finalizado. No entanto, segundo o órgão, o uso de uma bomba elétrica pode ter contribuído para a explosão. Segundo a perícia, uma bomba elétrica foi colocada dentro do tanque para drenar uma pequena parte do combustível que havia sobrado.

Além disso, a perícia confirmou que o aparelho era antigo e possuía emendas no cabo, aumento ainda mais, o risco de um curto circuito, seguido de explosão. No entanto, apesar dos apontamentos, a causa do acidente segue sendo investigada.

Na manhã de ontem, a rede SIM emitiu nova nota sobre o acidente, afirmando que seguirá acompanhando todos os processos e prestando assistência aos funcionários e familiares dos envolvidos. “Após o incidente com os colaboradores de uma empresa terceirizada, os dois feridos rapidamente foram socorridos e levados ao hospital, por onde passaram por procedimentos e estão sendo acompanhados por equipe médica altamente qualificada. A equipe da SIM continua acompanhando todos os processos e prestando assistência e solidariedade as vítimas e familiares. Os órgãos competentes continuam com suas investigações na busca das causas do acidente. Reiteramos nossa preocupação com as pessoas e estamos contribuindo com todo o necessário para a conclusão das análises. Novas informações serão disponibilizadas assim que possuirmos maiores detalhes sobre o incidente”, explica a nota.

Relembre o caso

Homem morre e duas pessoas ficam feridas durante explosão em posto de combustíveis em Caxias do Sul

Identificado homem morto em explosão de tanque de combustível em Caxias do Sul

Fotos: Foto: Jackson Cardoso / Divulgação e Danie Herrera / Divulgação