Entre os dias 9 e 11 de junho uma intensa massa de ar frio, atuou sobre todo o Centro Sul do Brasil e até mesmo em partes da Região Norte, onde o fenômeno é conhecido como Friagem. As temperaturas sofreram declínio acentuado, especialmente nas Regiões Sul, Centro-oeste e Sudeste.

Na Região Sul, além do frio intenso, há previsão de queda de neve nas serras gaúcha e catarinense. Também há previsão de formação de geada nos três estados da região e nas áreas serranas de São Paulo e Minas Gerais. Os modelos numéricos de previsão de tempo indicam que as temperaturas poderão ficar abaixo de zero, especialmente nas áreas de maior altitude da Região Sul nos próximos dias.

Características do Outono

No dia 20 de março às 07h29min iniciou o Outono no Hemisfério Sul, com término no dia 21 de junho às 01h24min. Climatologicamente, a estação é marcada pela redução das chuvas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e no sul das regiões Norte. Caracteriza-se também pelas incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocam o declínio das temperaturas do ar, principalmente no centro-sul do país.
Nesta estação, observam-se as primeiras formações de fenômenos, tais como, nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geada nas regiões Sul e Sudeste e no Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da região Sul; e friagem no sul da região Norte e no Estado do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e até mesmo no sul de Goiás.

Previsão Climática para o Outono

O Outono de 2017 será marcado por neutralidade no oceano Pacífico Equatorial, ou seja, sem a atuação dos fenômenos El Niño ou La Niña. Entretanto, outros fatores, como a temperatura na superfície do oceano Atlântico Tropical e na área oceânica próxima à costa do Uruguai e da região Sul, poderão influenciar o regime de chuvas no País, dependendo das suas características climáticas durante esta estação.