Após análise de documentação, o município de Bento Gonçalves teve a proposta de adesão ao Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-RS) aprovada. A confirmação foi divulgada na sexta-feira, 9, pela equipe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), da Secretaria da Agricultura do Estado (Seapi), que vieram à cidade para a última avaliação do Serviço de Inspeção Municipal. Conforme o governo municipal, um estabelecimento está indicado e poderá utilizar o Selo Susaf.

O sistema permite que agroindústrias que trabalham com produtos de origem animal possam vender para além dos limites da fronteira municipal, em todo o Estado. O projeto inicial era realizar adesão ao programa através do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga), porém nem todos Municípios atingiram as conformidades exigidas pela Secretaria Estadual.

Para manter o SUSAF-RS o município deve dar continuidade ao trabalho já realizado pelo o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que prima por assegurar à população acesso a alimentos seguros e com procedência.