A leonina Franciele Fontana da Rosa se define como uma pessoa tranquila e determinada. Os seus melhores amigos são os pais: Carlos Reinaldo Jardim da Rosa e Isa Fontana. Para ela, a família é o bem mais precioso que possui.

A estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) relata que sempre sonhou em viajar e conhecer novos lugares, e uma das suas maiores realizações foi após cursar a faculdade por dois anos e meio, quando surgiu a oportunidade de fazer um intercâmbio na Itália. Franciele morou por um ano, na cidade italiana de Torino. “Conheci novos e maravilhosos amigos e também aprendi muito sobre arquitetura. Além, é claro, de ter a possibilidade de viajar e conhecer novas culturas e adquirir muita experiência de vida”, explica. O intercâmbio também lhe proporcionou um dos momentos mais marcantes de sua vida, a despedida de seus pais, no aeroporto antes de viajar para a realização de seu sonho.

Atualmente, a jovem atua como estagiária no Setor de Patrimônio Histórico da UFRGS, onde é auxiliar no desenvolvimento de desenhos e projetos de restauro arquitetônico. “Posso aplicar os conhecimentos que adquiri quando estudei na Itália, no ano passado e metade desse ano”, comenta. A atividade lhe proporciona satisfação profissional e a interação com uma boa equipe e um bom ambiente de trabalho. Neste ano, ela foi coroada como rainha do Clube Aliança, em Bento.

Franciele cita como viagens inesquecíveis a visita a Grécia (Mykonos e Atenas) e Barcelona. Assim, entre as coisas que faltam a conquistar está a formatura de seu curso superior, conhecer novos lugares e conquistar um bom emprego. Além de trabalhar e estudar a jovem tem como hobbies caminhar e correr no parque, e pratica regularmente voleibol.
Apaixonada por arquitetura em si mudaria apenas a timidez. Para ela, a qualidade de vida é ter um tempo para si, cuidar da sua saúde, da sua casa e de quem gosta de você. “Um tempo para caminhar olhando a paisagem, para viajar, para conhecer e conversar com novas pessoas, pra ser feliz”, reflete.