Com o objetivo de formular e acompanhar políticas específicas de cada segmento cultural (previstos na lei e instituídos), serão realizados os Fóruns Setoriais de Cultura. A atividade será realizada nesta terça-feira, 8 de dezembro, a partir das 19h, na Casa das Artes. Segundo o artigo 67 da Lei Municipal 5.467, os Fóruns têm periodicidade semestral.

Para esta edição, os Fóruns têm como objetivos: articular formas de fiscalização e de cobrar a realização das primeiras ações previstas no Plano Municipal de Cultura do setor; prever a necessidade da quantidade de unidades impressas do Plano Municipal de Cultura e a sua forma de distribuição e disseminação; discutir dificuldades encontradas pelos proponentes referentes ao último Edital para acesso ao Fundo Municipal de Cultura e sugerir soluções.

Para a Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Patrícia Da Rold, os Fóruns são oportunidades dos artistas se encontrarem, discutirem sobre o desenvolvimento de cada segmento artístico do município, bem como interagirem entre as diferentes áreas a que fazem parte. “Deles surgem ótimas idéias e sugestões para o enriquecimento da cultura local, além de oportunizar a aproximação da comunidade artística com o CMPC”, comenta.

Já para o Secretário da Cultura, Jovino Nolasco, os Fóruns Setoriais de Cultura representam uma etapa importante para a cultura do município. “É essencial no fomento da Cultura do município de Bento Gonçalves, onde os talentos locais têm um espaço e um leque de possibilidades para poder garantir seus direitos de expressão cultural”, salienta.

Programação:
19h – Credenciamento
19h30min – Abertura
20h – Fóruns Setoriais
21h – Leitura pública da ata de cada fórum setorial
21h30 – Encerramento