Por Guilherme Pasin

O Bento+20 emerge como uma força transformadora no horizonte de Bento Gonçalves, representando uma aliança robusta entre 30 entidades, Prefeitura e Câmara Municipal. Tive a oportunidade de participar do início deste processo durante meu mandato como prefeito em 2019. Hoje, o Conselho tornou-se numa grande ferramenta para pensar estrategicamente o futuro desta cidade única, a Capital Nacional do Vinho.

As reuniões periódicas do grupo, organizadas em câmaras temáticas, destacam-se como um terreno fértil para a inovação e a abordagem personalizada dos desafios que permeiam Bento Gonçalves. Cada setor recebe atenção especial, seja logística, infraestrutura, inovação, produção de uva e vinho, ou outros segmentos que formam a matriz social e econômica da comunidade.

Agora, como deputado estadual, mantenho meu compromisso com o avanço da cidade, ancorado no suporte contínuo às ações do Bento+20. Na Assembleia Legislativa, busco catalisar esforços que promovam o desenvolvimento econômico, com foco nas demandas específicas de Bento Gonçalves. A sinergia entre a logística eficiente e a infraestrutura sólida é uma prioridade, assim como o fortalecimento dos setores produtivos da uva e do vinho, moveleiro, metal-mecânico, turístico e todos os outros, elementos essenciais para nossa identidade.

Não é apenas um Conselho, é um catalisador de mudanças, um farol orientador para o progresso sustentável. É uma união de esforços para não apenas identificar desafios, mas também implementar soluções eficazes e garantir um norte seguro. Isso se materializa no Masterplan de Bento Gonçalves, que destaca a relevância fundamental de uma visão estratégica para impulsionar o desenvolvimento e aprimoramento do município. Ao focar nas potencialidades da cidade e alavancar suas ricas heranças vitivinícola e moveleira (para citar apenas como exemplo esses dois), buscamos não apenas moldar, mas solidificar um futuro vibrante e próspero para toda Bento Gonçalves.

Com o Bento+20 nós vamos além, trabalhando no presente para construir um horizonte sólido para as gerações futuras. Juntos, trilhamos um caminho que assegura que Bento Gonçalves continue a ser uma referência nacional, não apenas pelo vinho excepcional, mas por sua resiliência, inovação e qualidade de vida incomparável.

*Ex-prefeito de Bento Gonçalves e Deputado Estadual