*Por Milton Milan

Cidades inteligentes, cidades conectadas, carros voadores, inteligência artificial entre outros, são temas que facilmente poderão ser abordados neste espaço, cada artigo no seu devido tempo. Neste momento vamos mostrar a criação do BENTO+20, fase a fase.

A fase 1 – SENSIBILIZAÇÃO, que foi uma reunião palestra âncora ocorrida em abril de 2018 nas dependências do CICBG. A fase 2 – MOBILIZAÇÃO, que foi a reunião de várias lideranças aptas e objetivas, com a incumbência de buscar informações básicas e necessárias para a formatação do conselho. A fase 3 – INSTITUCIONALIZAÇÃO, que é o ato onde se escolhe a forma organizacional do conselho, como será a forma de gestão, inclusão ou não do poder público, ou até na forma de sociedade civil de grupos de empresas, etc. As lideranças, na ocasião, optaram por um conselho amplo, unificando uma hélice de quatro pás – Sociedade Civil, Academia, Poder Executivo Municipal e “Pessoas de Notável Saber”, nominando-o como CEDIPRO – Conselho para Estudos, Diretrizes e Projetos, sendo apelidado carinhosamente de BENTO+20, que tem a ambição de pensar sempre 20 anos à frente. A fase 4 – FORMALIZAÇÃO, é o ato que apresenta definitivamente a forma de funcionamento, com os estatutos e regimentos internos que assegurem legitimidade para a sua função. A fase 5 – LEGALIZAÇÃO, é o ato que através de Projeto de Lei enviado pelo Poder Executivo Municipal, o conselho se torna legal e perene.

Salienta-se que a Lei de criação do BENTO+20 na Câmara Municipal foi aprovada por unanimidade dos votos dos vereadores (Lei 6.472, de 06/03/2019) mostrando desta forma a importância da criação deste conselho. A fase seguinte, fase 6 – OPERACIONALIZAÇÃO, é a etapa que se definem os gestores, através de eleições, seguindo as normas do Regimento Interno e onde se distribuem as responsabilidades e iniciam-se as Reuniões Plenárias, onde se efetivam como conselheiros, os representantes das entidades que o compõe. Assim, após vencidas todas as etapas anteriores, o BENTO+20, através de seus conselheiros, criou 10 Câmaras Técnicas – CTs, as quais, através de seus coordenadores e integrantes, baseados em técnicas de gestão empresarial, prospectaram as tendências de futuro nas esferas mundial, nacional e regional, avaliaram e compilaram o melhor que poderia ser implantado em Bento Gonçalves e região. Criou-se desta forma o MASTERPLAN que apresenta 90 diretrizes com mais de 400 ações a serem implantadas no decorrer dos próximos 20 anos.

A hélice de quatro pás do BENTO+20 está incansável na tarefa de retirar do MASTERPLAN todas as diretrizes e ações lá elencadas. Se você é um entusiasta sobre o futuro e tiver ideias e sugestões, procure-nos para fazermos juntos uma Bento melhor ([email protected], 54 9 99113.1106). BENTO+20, pensar e agir para o futuro.

*Primeiro presidente Bento+20 (2020-2021)