Por Renato Bernardi*

O geógrafo alemão Walter Christaller, em 1933, analisou as cidades na região sul da Alemanha, e formulou a “Teoria dos Lugares Centrais”.

Em que consiste a teoria do lugar Central? Segundo Christaller O crescimento de uma cidade depende da sua especialização em vários tipos de serviços urbanos sobre a área atendida e determina o ritmo do crescimento dos lugares centrais.

O aumento do consumo nos lugares centrais é estimulado por várias forças: a) a alta densidade populacional; b) a elevação do nível de renda; c) o nível de desenvolvimento cultural; d) a estrutura social da região; e) o grau de concorrência. Tendo como pano de fundo os estudos de Christaller, se entende que a cidade de Bento Gonçalves é um lugar central de inúmeros eventos importantes. Em meados do ano 2.019 um grupo de visionários elaborou o Masterplan “Pensar e agir para o futuro”, projetando a cidade 20 anos à frente. Dele, nasceram 12 câmaras técnicas que cobrem todas as atividades econômicas, sociais e culturais da cidade.

Ao exemplificar onde se encontra Bento Gonçalves neste momento, se observa que o município ostenta o titulo de capital brasileira da uva e do vinho; é uma das cidades mais visitadas do Rio Grande do Sul; tem a FIMMA Brasil, uma das cinco feiras mais importantes do mundo no seu segmento – porta de entrada da tecnologia para a indústria moveleira no Brasil; a MOVELSUL, a mais importante feira de móveis da América Latina; a FIEMA, o único evento ambiental do sul do País; a FENAVINHO, o mais importante evento vitivinícola do país; a EXPOBENTO, a maior feira de compras e entretenimento do Brasil, entre outras. Para cada um desses principais eventos “Locais centrais”, há, perifericamente uma cadeia imensurável de agentes que os tornam importantes, econômica, política e socialmente. Eles demandam, serviços de hospedagem, de comunicação, de mobilidade, de segurança, de RH, de energia, de educação, etc. A cidade de Bento Gonçalves é a única cidade no Brasil que possui um dia destinado ao Tecnólogo em Produção Moveleira. Possui também: um Instituto de Tecnologia em Produção Moveleira – SENAI; Centro de Inovação – INOVABENTO; a EMBRAPA Uva e Vinho; IEs, entre outros. Portanto, Bento é um Local Central e, um planejamento para o futuro com todos unidos é essencial. E isso está no Bento+20”.

“Pensem nisso… enquanto eu lhes digo até amanhã!” Sergio Jockymann.

*Secretário Bento+20 – Sócio consultor Bernardi Consulting