Após um episódio de lesão, o morador de Bento, Rafael Licks, conseguiu se reerguer e investiu no competitivo, conquistando os campeonatos Gaúcho e Brasileiro. Agora, ele irá em busca do título internacional

Em questão de poucos meses, o morador de Bento Gonçalves, Rafael Licks, conseguiu sequenciar uma vitória após a outra no fisiculturismo. Com mais de dez anos de treinamento e disciplina, dentro e fora da academia, ele se preparou para chegar no momento em que obteve os títulos Estreante, Gaúcho e o Brasileiro. O próximo passo em sua história no esporte, que ele define como o mais difícil do mundo, será realizado no final de semana seguinte, onde irá representar o país no Mundial, em São Paulo.

Para o atleta, o fisiculturismo, ou bodybuilding, transcende a barreira do estereótipo estabelecido de “marombeiro”, que carece de estudos, pois a prática necessita de um amplo conhecimento e rigidez de rotina. “A parte mais fácil é o treinamento, por que é só 45 minutos ou 1h. Fora dali, existe todo o trabalho duro, que é comer de acordo, fazer hidratação de acordo, descansar de acordo, fazer planejamento, entre outros”, explica. Foi baseado nesse empenho, ao longo de 13 anos, que Rafael conseguiu começar uma carreira esportiva, além de lidar também com o recomeço, quando foi necessário.

O começo e o recomeço

Nascido em Nova Bassano, o pequeno Rafael não almejava seguir na profissão de seus pais, que eram agricultores. O município, com pouco mais de 10 mil habitantes, não oferecia muitas oportunidades, portanto, desde jovem, ele partiu em busca de objetivos maiores. Ainda com 15 anos foi parar em Nova Prata, onde trabalhou em um restaurante.

Mais tarde, chegou a Bento Gonçalves, onde reside até hoje. Começou a trabalhar no Spa do Vinho, como auxiliar de garçom. Em poucos anos, já coordenava a cozinha. Por questões de horário, acabou saindo do estabelecimento e se aventurou no ramo imobiliário, com a Zatt Imóveis.

Simultaneamente a essa trajetória profissional e de vida, Rafael conseguiu manter uma rotina junto a academia, pois ao chegar na cidade ele havia iniciado os treinos, por lazer. Em cerca de oito meses ele se aventurou no powerlifting¸ ou levantamento de peso, e foi competir. César Casarotto, um importante atleta do cenário competitivo de Bento, o motivava e treinava junto.

Depois de mais de 32 títulos, com recordes, ao longo de diversas competições, o atleta passou por um contratempo que mudou completamente o seu envolvimento com o esporte. Em uma preparação para o que deveria ser apenas mais uma disputa, ele se lesionou severamente.

Com uma lesão na coluna, Rafael precisou lidar com o momento difícil que iniciava ali. “De uma semana para outra eu já não pude praticar o powerlifting, nunca mais. Fiquei desanimado, frustrado, me perguntando o porquê de aquilo acontecer comigo. No fim, o que eu pensei na época foi recomeçar”, lembra.

Encontrando um novo foco

Acostumado a erguer até 280kg no levantamento de peso, o fisiculturista precisou recomeçar do zero. Em uma nova academia, ele pegava alteres de 2kg para fazer as suas séries de treinos. Seu diagnóstico da coluna dizia que seria bom manter exercícios de musculação para fortalecer o corpo, e foi nisso que ele focou.

Sem pensar em competir ou em algo mais além, Rafael seguiu fazendo musculação por gostar daquilo, dia após dia. Com o passar do tempo, ele encontrou na academia Progym, um local com infraestrutura para reacender sua vontade de competir. Pensando na possiblidade de ingressar no fisiculturismo, ele buscou um treinador e, novamente, teve um foco competitivo.

O fisiculturista destaca que esse momento de recomeço foi importante para que ele aprimorasse suas técnicas musculares, focando mais na contração e não tanto no peso erguido. “O powerlifther transforma uma tonelada em 1kg, é um esporte de explosão, enquanto isso, o fisiculturista transforma 1kg em uma tonelada”, explica. Com seu treinador, Helmo Dillembrug, Rafael conseguiu alinhar esses pontos à máxima concordância com o seu corpo, a partir de uma dieta equilibrada, rotina de treinos adequados e um descanso regular. Tudo somado a muita disciplina.

Conquistando o Estado e o Brasil

Reerguido e com treinamento em dia, o fisiculturista foi ao palco competir pelo Campeonato Gaúcho, no dia 26 de junho. Rafael se sagrou campeão na categoria de fisiculturismo clássico e overall, ou seja, o melhor de todos entre as divisões da categoria. Com isso, ele garantiu vaga para ir até o Campeonato Brasileiro.

Na competição nacional, em 30 de julho, ele adquiriu outro título, também na categoria clássica. Foi o melhor, novamente, dentro da avaliação dos jurados, que levam em consideração todo o físico, músculos, harmonia, apresentação, simpatia, postura, entre diversos outros fatores. O título também foi marcante para o estado, pois foi o primeiro, de 52 edições, que é conquistado por um gaúcho.

O fisiculturista de Bento conseguiu superar outros 26 adversários de outros estados, se mostrando melhor preparado para o momento. “A experiência que eu tive nesse nacional, o que eu vi e vivi, eu não troco por nada. Se um dia eu tiver a sorte de ter um neto, eu vou contar a história toda para ele. As coisas tem preços e valores, e as duas são muito diferentes”, comenta emocionado.

Rumo ao mundial

Agora, nos dias 19 e 20 de agosto, em São Paulo, ocorre mais uma edição do Mr. Universe, a maior competição da International Federation of Fitness and Bodybuilding (IFBB), que está presente em mais de 180 países como a federação oficial. O mundial terá a presença de mais de 200 atletas, competindo em 51 categorias. Por ter vencido o Brasileiro, Rafael estará lá para representar Bento, o RS e o país. “Eu vou ir com tudo, estou dando o meu melhor. Vou para vencer”, define.

Fotos: Marcelo Martins/mmensaios