Dentre os confirmados, seis foram autóctones, ou seja, pessoas que se infectaram na cidade

O Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (SES), vem adotando medidas contra a infecção de dengue em todo o território gaúcho. Dentre as ações, o órgão mantém um painel com dados atualizados da doença, a fim de acompanhar constantemente os locais de maior foco. Em todo o RS já foram registrados 57.994 casos, em mais de 87.739 notificações. Em Bento Gonçalves, o mosquito transmissor da dengue já contaminou 16 pessoas, sendo seis autóctones, ou seja, pessoas que se infectaram na cidade.

Crédito: SES/Reprodução

Ao todo, 31 casos foram descartados para a doença, mas dois ainda seguem em investigação, conforme dados da SES. Desde o último acompanhamento do Jornal Semanário, aos números do painel, a dengue quase duplicou seus registros. No dia 25 de julho, a checagem das informações averiguou que haviam nove casos na cidade, portanto, sete infectados foram adicionados as estatísticas, em um período de 23 dias. Dentre os novos apontamentos, cinco foram de infecções autóctones.

Apesar das recentes contaminações com a doença, a incidência da dengue diminuiu, de 42,7, em 25 de julho, para 36,1, em 17 de agosto. As notificações também não tiveram elevação acentuada, pois de 73, a cidade passou para 75, no mesmo período. Levando em consideração os dados da SES, é possível supor que essa diminuição e estabilização decorram dos casos em investigação que foram descartados. Ao todo, 10 foram negativados para a transmissão.

Crédito: SES/Reprodução

Quanto ao perfil de infectados não houve alterações. A faixa etária mais atingida segue sendo aquela de 30 a 39 anos. Os homens também representam a maioria dos infectados, sendo 11, enquanto mulheres somam cinco.

A dengue

O mosquito que transmite a dengue é chamado de Aedes Aegipty e ele possui, em média, menos de 1 cm de tamanho, é escuro e possui riscos brancos por todo o corpo. O inseto possui hábito diurnos, sendo mais ativo ao amanhecer e ao entardecer.

Principais sintomas da dengue:

  • Febre alta (maior que 38.5°C) de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias;
  • Dores musculares intensas;
  • Dor ao movimentar os olhos;
  • Mal-estar;
  • Falta de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.

Ao apresentar os sintomas, é muito importante procurar a Unidade de saúde mais próxima, para diagnóstico e tratamento adequados.