Obra traz a epopeia da variedade que transformou o imigrante agricultor num viticultor

Quando o enólogo Firmino Splendor, fundador e primeiro presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), decidiu escrever o livro ‘A Epopeia da Uva Isabel no Rio Grande do Sul’, há cinco anos, não imaginava o quanto esta pesquisa se tornaria útil e de conteúdo relevante para o setor vitivinícola brasileiro. Primeira publicação no Brasil em torno deste assunto e com esta perspectiva, a obra foi lançada na noite de 3 de abril, na Embrapa Uva e Vinho, em evento que reuniu autoridades da cadeia produtiva da uva e do vinho, enólogos, pesquisadores, estudantes de enologia, sommeliers e imprensa.

Em quase 400 páginas e uma seleção apurada de 169 figuras, 15 quadros, 56 tabelas e quatro gráficos, Splendor leva o leitor a viajar por fatos históricos que mostram o quanto a usa Isabel contribuiu para que o setor chegasse ao estágio atual. “Pela sua resistência, vigor e capacidade produtiva, a uva Isabel, que chegou e começou a ser cultivada pelas mãos dos alemães e, posteriormente, dos italianos, que mantiveram o hábito, ajudou o imigrante, então agricultor, a se tornar um viticultor de fato”, destaca o escritor.

Uma compilação de dados mostra que em 1913, 96% da produção de uvas no Rio Grande do Sul era da variedade Isabel. Hoje, este percentual é de 32%. “Subestimamos a usa Isabel, o que impactou diretamente na valorização e, consequentemente, no aumento dos vinhos importados no Brasil. Esta terminologia de vinho comum precisa acabar”, frisa.

São 500 exemplares de uma obra de relevância história e cultural. “Ganha o vinho brasileiro, ganha o enólogo do Brasil, que passa a contar com um livro único, escrito por um artífice”, ressalta o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador. Firmino Splendor foi um dos alunos formado na primeira turma do curso Técnico de Enologia do Brasil, no ano de 1962.

O livro está à venda nas livrarias de Bento Gonçalves, Papparazzi no L’América Shopping Center e Aquarela na Av. Planalto, 1.115.

Fonte e foto: Conceitocom Brasil