Com um elenco bento-gonçalvense e uma história encantadora, o documentário “Consertam-se gaitas” venceu o Prêmio Exibição Curtas Gaúchos RBS TV no 43º Festival de Cinema de Gramado, anunciado no último dia 9 de agosto. Produzido pelo Núcleo Audiovisual da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves (NAC), o curta-metragem foi transmitido pela RBS TV no dia 15. No documentário, Danilo Arcari, Eliz Rachele, Fiorentino Mattevi, Zemiro Zallamena e Alba Segatto Fin, da Arcari Conserto de Acordeões, contam suas histórias de trabalho e amizade, em uma trajetória de 50 anos. Eles trabalharam juntos na extinta fábrica de acordeões Todeschini e, hoje, mantêm viva a tradição no conserto de gaitas.

O coordenador do NAC em 2015/1, Felipe Gue Martini, destaca a importância do reconhecimento do trabalho coletivo que envolve alunos e ex-alunos da Faculdade Cenecista, além de produtoras locais e interessados em geral, em torno da produção cinematográfica. Para Gue Martini, é uma conquista de quase cinco anos de trabalho junto ao curso de Publicidade e Propaganda. O curta-metragem, produzido em parceria com as produtoras Epifania Filmes e Som de Cinema, tem direção de Ana Cris Paulus, Boca Migotto e Felipe Gue Martini; argumento de Fernando Basso; produção de Mariana Muller; roteiro de Ana Cris Paulus, Felipe Gue Martini e Matheus Piccoli; direção de fotografia de Boca Migotto; montagem de Boca Migotto e Matheus Piccoli; direção de arte de Gustavo Rigon; direção de produção de Deise Chagas; produção executiva de Mariana Müller; trilha musical e trilha sonora original de Felipe Gue Martini e Vitor Santos Lemes; finalização de Voltaire Barbieri; e desenho de som de Fernando Basso.O documentário, lançado em 2014, também foi selecionado para o Prêmio Primeirolhar, de Portugal.

Gue Martini adianta vem mais novidades por aí. Recentemente, foi finalizado o filme “À sombra das videiras”, fruto de parceria semelhante à de “Consertam-se Gaitas”. Ele destaca que a produção está com ótima qualidade e teve orçamento junto à prefeitura de Bento, prometendo ter também boa repercussão.