Desde 1971, a Stihl é a marca de motosserras mais vendida do mundo. Com 42 anos de história no Brasil, a multinacional está presente em 160 países de cinco continentes. Só no Brasil são 2,4 mil lojas e cinco centros de qualificação. A sede da América do Sul, localizada em São Leopoldo (RS), possui 2,2 mil funcionários. Esta gigante em ferramentas motorizadas foi apresentada na palestra-almoço desta segunda-feira, 14 de setembro, no Salão de Eventos do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG), pelo presidente da Stihl Brasil, Cláudio Guenther, que falou sobre ‘Investimentos em treinamento’.

O executivo garantiu que todo investimento em treinamento traz melhorias à organização. “Não existe outra forma para crescer senão investir em treinamento. E é justamente nisso que a Stihl tem focado esforços”, afirmou. Segundo Guenther, a empresa aplica sua energia na qualificação de mão de obra, automatização de linhas de produção e aumento da produtividade. “Precisamos sustentar um processo que continua e depende da profissionalização contínua”, disse.

Com um incremento de 22% em seu faturamento no ano passado, a Sthil Brasil prevê, mesmo com a crise atual, a abertura de 300 novos pontos de venda até o final de 2015. De janeiro a agosto, a empresa cresceu 7%. A unidade gaúcha, que possui um faturamento de R$ 1,1 bi, é responsável por abastecer toda América Latina, exporta para 78 países.

Guenther garantiu que o Brasil é hoje o segundo mercado em grau de importância do grupo. Para dar ritmo à produção, a empresa vem trabalhando no robô colaborativo, mais um produto do grupo. “Nosso trabalho é técnico e muito específico. Por isso, precisamos criar profissionais”, salientou. No ano passado, a empresa envolveu 9.651 pessoas em programas de qualificação, totalizando 51.758 horas de treinamento. “Damos muita importância à marca e isso está intimamente ligado a qualidade, orientação ao cliente e inovação”, concluiu.

O empresário iniciou sua trajetória na Stihl em janeiro de 2008, como vice-presidente Administrativo e Financeiro. Em 2011, foi promovido à presidente da empresa, tendo como desafio o crescimento da organização e o fortalecimento da marca no Brasil. É também presidente da Previstihl – Plano de Previdência Privada da Stihl, conselheiro do Concex/Fiergs, vice-presidente da Câmara Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, membro do Comitê da Abimaq RS e conselheiro da ONG Parceiros Voluntários.

Grupo STIHL
A STIHL foi criada em 1926 em Stuttgart, pelo engenheiro Andreas Stihl, que nasceu em Zurique, na Suíça, em 1896, como fruto do seu sonho de facilitar a vida dos homens que trabalhavam nas florestas da Europa. Desde então, sua trajetória vem sendo marcada pelo constante progresso tecnológico, por investimentos em pesquisas e pela modernização de processos, construindo, assim, uma imagem de excelência e qualidade. Com matriz na cidade de Waiblingen, na Alemanha, a empresa é reconhecida mundialmente por garantir o alto padrão de qualidade de seus produtos e serviços, oferecendo soluções inovadoras para facilitar ainda mais o dia a dia de seus clientes. O grupo STIHL conta hoje com cerca de 12 mil colaboradores em todo o mundo, está presente em mais de 160 países e tem seus produtos comercializados por mais de 40 mil pontos de vendas. No centro de desenvolvimento de produtos da empresa situado na Alemanha, mais de 500 engenheiros se dedicam à criação de novas soluções. Para atender ao mercado global, conta com unidades produtivas na Alemanha, Brasil, EUA, Áustria, Suíça e China. O Grupo Stihl fatura € 2,7 bi.