Festividade em honra ao padroeiro do município tem como lema: “Pelas mãos de Santo Antônio partilhamos o pão da paz”, inspirado na temática da Campanha da Fraternidade 2023

Na última semana, a Paróquia Santo Antônio lançou oficialmente a 145ª Festa do padroeiro de Bento Gonçalves. A atividade aconteceu durante o jantar com a homenagem aos festeiros jubilandos de 1973 e 1998 e a entrega do Troféu Tonito aos festeiros de 2022, além de homenagem aos festeiros jovens da edição passada.

A 145ª Festa de Santo Antônio traz como lema: “Pelas mãos de Santo Antônio partilhamos o pão da paz”. A inspiração surgiu a partir da temática da Campanha da Fraternidade 2023, que irá impulsionar toda a Igreja Católica no Brasil a refletir sobre o tema “Fraternidade e Fome”, com o lema bíblico “Dai-lhes vós mesmos de comer”, do Evangelho segundo Mateus, capítulo 14, versículo 16.

Durante a abertura, o pároco, padre Volmir Comparin, fez questão de agradecer a todas as pessoas que ajudam a construir a história da festa. “Vamos rezar por todos os festeiros, ex-festeiros, equipes, comissões e tantas pessoas que se envolvem para preparar e celebrar nosso querido Santo Antônio, há 145 anos”, salientou.

No lançamento oficial, foram apresentados o cartaz e a identidade visual da festividade, o cronograma de atividades, bem como o vídeo oficial dos festejos de 2023. O coordenador, Alexandre Faccin, bem como o responsável pela comunicação, Samuel Soares, ressaltaram que a festa de 2023 buscará, por meio dos canais de comunicação e de ações práticas, como a coleta de alimentos e a qualificação profissional dos assistidos pela Casa Pão dos Pobres, anunciar o evangelho de Cristo, vivido intensamente por Santo Antônio.

Além disso, também ocorreu uma homenagem aos patrocinadores: cada representante recebeu uma réplica do quadro histórico trazido da Itália pelo padre Giovanni Menegotto, em 1878. A estampa deu origem à devoção ao Padroeiro em Bento Gonçalves, ainda chamada de Colônia Dona Isabel. O quadro foi restaurado e hoje está exposto no Santuário.

Troféu Tonito

Durante a homenagem aos festeiros de 1973, que há 50 anos realizaram a festa e aos casais de 1997, que há 25 anos conduziram os festejos, foram entregues a imagem de Santo Antônio e um ramalhete de flores. Aos festeiros da 144ª Festa de Santo Antônio, realizada em 2022, foram entregues flores e o “troféu Tonito”. Já os casais festeiros jovens de 2022 também receberam uma imagem de Santo Antônio e um ramalhete de flores.

Foram homenageados os casais de 1973 (50 anos): Soly (in memorian) e Gersy Pozza Pompermayer e Nelso (in memorian) e Mirian Zorzanello; os de 1998 (25 anos): Jorge e Irene Rossetti Ceresoli; José Foresti e esposa; Juarez e Marelise Andreola Piva e Loreno (in memorian) e Vanda Ghelen Scarton.

Receberam o Troféu Tonito os casais festeiros de 2022: Adriane de Assis e Adilson Boch; Claudete Nichetti Gnoatto e Délcio Gnoatto; Carla R. da Ré Trivelin e José A. Trivelin; Eliana Ruiz Petroli e Moisés Petroli; Márcia Menegotto Rachele e Valério Antônio Rachele; Mônica Bandeira Bianchi e Cleiton Bianchi. Também foram agraciados os festeiros jovens de 2022: Camille Turatto Spolt e Alexandro Zorzi; Fernanda Luzzi e Ezequiel Candido; Letícia Arsego e Diogo Dameda Portalupi.

Além deles, a Paróquia Santo Antônio homenageou o artista bento-gonçalvense José Carlos Paese, e sua esposa Elizabeth. Foi ele quem desenhou o Troféu Tonito, entregue desde 1987 para reconhecer o trabalho e a dedicação dos casais festeiros em prol da fé e da devoção a Santo Antônio.

Programação

O tradicional calendário de visitas da imagem de Santo Antônio e da comissão de festeiros da 145ª Festa do Padroeiro inicia no dia 10 de abril e segue até o dia 4 de junho. Além das comunidades atendidas pela Paróquia, também serão contempladas as demais paróquias de Bento, o Santuário de Caravaggio e o de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, de Pinto Bandeira, bem como entidades como a APAE e o Hospital Tacchini. Uma novidade neste ano será a visita do Padroeiro à Prefeitura de Bento Gonçalves, de 10 a 26 de abril.

Para o dia 28 de maio, domingo, às 15h, está programada a missa com bênção da saúde. A Trezena, por sua vez, será celebrada de 31 de maio a 12 de junho, sempre às 18h, no Santuário Santo Antônio, com transmissão pelas redes sociais da Paróquia e rádios parceiras.

Na tradicional data de 13 de junho, feriado municipal e dia de Santo Antônio, que neste ano de 2023 será uma terça-feira, a programação votiva começa às 6h, com a alvorada festiva e toque dos sinos, e segue durante todo o dia. Também serão celebradas missas às 7h, 8h30min, 10h, 15h (campal, seguida de procissão) e 18h. Durante todo o dia, haverá bênçãos individuais e confissões junto ao largo do Santuário e no Recanto Santo Antônio.

Eventos sociais

A programação social também é um dos pontos altos da festividade. No dia 16 de abril, um domingo, está programado o tradicional Chá das Zeladoras. Na sexta-feira, 5 de maio, acontece o bingo de Santo Antônio. Em 19 de maio, também uma sexta-feira, a partir das 20h, acontece o tradicional Jantar do Codeguim.

Já o dia festivo, 13 de junho, será marcado pelo Almoço Festivo de Santo Antônio, no Salão Paroquial. Também está programado um jantar para o sábado, 2 de setembro, onde haverá, de forma oficial, a passagem de bastão para os festeiros de 2024 e uma homenagem a todas as equipes que se envolveram para preparar a 145ª festividade.

Ação entre Amigos

Com o objetivo de arrecadar recursos para investir em atividades pastorais e também na construção de novas igrejas, nas comunidades, ocorre a Ação entre Amigos. Neste ano, serão vendidas cartelas com dois números ao valor de R$ 10, concorrendo aos seguintes prêmios: 1º Prêmio: Fiat Argo 1.0 | 0Km | Ano/modelo 2022/2023; 2º Prêmio: Honda Biz | 0Km | Ano 2023; 3º Prêmio: Persiana, tapete, cortina de linho e rolo de papel de parede; 4º Prêmio: Cozinha completa, com oito módulos e 5º Prêmio: Colchão com magnetoterapia e infravermelho-longo.