Evento ocorreu na sexta-feira, 28, no formato drive thru e integra a programação da 143ª Festa de Santo Antônio

O tradicional “Jantar do Codeguim”, da paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves, foi realizado na noite da última sexta-feira, 28 de maio. O evento, que faz parte da programação dos festejos do Padroeiro da Capital Nacional do Vinho, teve as expectativas atingidas com sucesso. A intenção inicial era vender 400 ingressos, mas ao todo foram comercializados 685 dos 700 impressos.

Devido a pandemia do coronavírus, o jantar aconteceu no estilo drive thru, pela primeira vez. De acordo com o coordenador da comissão de festeiros, Marcos Fracalossi, a cada minuto, cerca de seis pratos eram entregues, portanto, aproximadamente 350 carros passaram pela paróquia.

Cerca de seis kits eram entregues a cada minuto

Além do codeguim já cozido, as pessoas puderam degustar outros pratos típicos italianos, tais como polenta, fortaia, radicci com bacon, galeto, salame e queijo, além de uma porção de sagu com creme

Apesar da forte chuva que atingiu a cidade, o evento seguiu normalmente o planejado, sem percalços. “Apesar da grande quantidade de chuva, todos receberam seus pratos no carro, sem se molhar. O trânsito fluiu com disciplina e organização”, afirma.

Para ficar ainda mais especial, a noite foi embalada pela voz da Ines Rizzardo, que cantou para quem prestigiou o evento. “Apesar do tempo, ela estava cantando para alegrar os motoristas, os nossos amigos que foram retirar seus pratos”, destaca.

Para Fracalossi, o jantar representou “a retomada de uma ação social que, em função da pandemia, há 24 meses não acontecia”. Além disso, o coordenador enfatiza o sentimento de gratidão pelo resultado positivo. “Podemos dizer que o jantar foi gratificante por ter sido o primeiro neste formado (drive thru) em 143 anos. Para nossa alegria, toda equipe de festeiros estava engajada, criamos um clima de harmonia, colaboração e as atividades fluíram”, salienta.