Indústrias localizadas na Capital do Vinho têm dificuldade em preencher vagas de emprego. Não há profissionais com conhecimento suficiente para atuar em algumas áreas

O município de Bento Gonçalves é um local de muita prosperidade. Desde o setor da agricultura, no qual destacam-se os parreirais que produzem o vinho, até o setor moveleiro, que emprega muitos cidadãos bento-gonçalvenses, além de empresas de diversos outros setores, todos obtiveram sucesso na Capital do Vinho.

Apesar de muitas oportunidades, existe também a falta de mão de obra qualificada para que as empresas preencham vagas em aberto. O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (Simmme), Juarez Piva, afirma que o problema é um agravante há anos. “Nota-se a deterioração do ensino, começando do fundamental até o médio. A falta de aprendizagem básica em matemática e português, por exemplo, está sendo um grande entrave em todos os setores”, explica.

Para suprir o mínimo da necessidade, as empresas estão investindo na qualificação de profissionais. “Temos o Senai, e contribuímos para as universidades e faculdades daqui. Principalmente indústrias têm apostado muito, ao pagar cursos. Mas chega a dar certo constrangimento, porque as pessoas não querem fazer. Elas não estão dispostas a tirar um tempo para estudar. Diversas empresas fazem comunicados, colocam nos murais a disponibilidade e ninguém se inscreve ou se prontifica a fazer uma atualização”, lamenta.

Piva acredita que a educação precisa urgentemente ser valorizada. “Acima de tudo, envolve a vontade de procurar, de questionar a expertise ou ser proativo nesse quesito. As pessoas parecem que não estão mais querendo fazer uma especialização. A informação e o conhecimento estão disseminados, mas poucos têm condições de buscar isso”, expõe.

Como resultado da falta de mão de obra, encontra-se a baixa produtividade que afeta não apenas a região, mas todo o país. “Esse é um dos principais quesitos que impactam o setor produtivo em todas as cadeias. No ranking mundial chega a ser uma vergonha”, ressalta.

Faltam trabalhadores no setor moveleiro

A analista de Recursos Humanos da Dalmóbile Móveis Planejados, Lidiane Agostini, afirma que também há falta de profissionais de áreas técnicas, com conhecimento na indústria moveleira. “Hoje, apostamos no recrutamento interno para ocupar cargos específicos”, explica.


O estabelecimento visa investir em qualificação. “Vivemos em um universo cada vez mais acelerado, com mudanças tecnológicas constantes. Portanto, a necessidade de profissionais que estejam preparados para acompanhar esse processo é de fundamental importância”, frisa Lidiane.


A analista ressalta, ainda, que a falta de trabalhadores qualificados gera gargalos, atrasos e queda na produtividade, além de retrabalhos. “A perda de matéria prima ou danos nos equipamentos também estão diretamente ligados aos prejuízos”, finaliza.

Instituições buscam formar novos profissionais no município

A coordenadora técnica de educação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Aline Daniela Dutra, reafirma que a carência de mão de obra existe. “Há uma grande quantidade de funções disponíveis no mercado e não tem pessoal qualificado. Um setor que está se destacando bastante é a Metal Mecânica”, sublinha.
A instituição atua dentro do aprendizado industrial por meio de um programa de jovens aprendizes. “Podemos receber pessoas de 14 a 24 anos incompletos. Temos seis áreas que ministramos curso: madeira e mobiliário, metalomecânica, gestão, polímeros, eletroeletrônica e logística. Temos em torno de 20 turmas na escola, entre 600 e 650 jovens sendo qualificados. Todos eles possuem uma empresa que os mantém aqui”, esclarece. O objetivo é formar uma juventude preparada para adentrar no mercado de trabalho.

Além disso, também existe a formação inicial continuada. “São cursos geralmente destinados para o público que já está dentro da empresa e vê a necessidade de buscar um novo conhecimento, geralmente essas ofertas acontecem de noite no balcão da escola. Pagos e financiados pela empresa ou aluno que vem individualmente buscar eles”, salienta.
Os cursos In Company, também oferecidos pela instituição, dão a possibilidade de customização de aprendizagem. “A empresa busca o Senai, entendemos a demanda, verificamos se já existe um curso no portfólio com desenho curricular pronto ou também podemos fazer um de acordo com a necessidade pessoal da empresa”, pondera.

Uma solução para solucionar o problema da indústria é acompanhar o jovem desde o início da caminhada profissional. “Quando ele está fazendo escolhas, a empresa tem que se colocar como uma possibilidade. Sempre abrimos as portas para que as parceiras do programa Jovem Aprendiz venham até a escola, fazemos pequenas palestras, contato com os alunos para que conheçam a empresa, quais possibilidades de crescimento ela dá. É um trabalho conjunto”, garante.

Aprendizagem no setor de transporte

O Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) também é um local onde se busca especialização profissional. “Dentre os cursos mais procurados estão os para condutores de veículos. Seriam para transporte de passageiros, escolares, de emergência, de produtos perigosos, de cargas indivisíveis e também operador de empilhadeira”, afirma o técnico de formação profissional, Michel De Conto Pertile.

Apesar de o público prioritário ser o setor de transporte, é possível o atendimento do público geral. “Qualquer pessoa que tenha interesse em se qualificar ou em participar desses treinamentos, pode. É só ter os pré-requisitos. Dependendo do curso tem que estar habilitado em determinada categoria e ter uma idade mínima, que é 21 anos”, destaca.

Para trabalhar em conjunto com as empresas, o Sest Senat participa de um grupo com empresários de Bento. A equipe busca soluções para aperfeiçoar a mão de obra do município. Não há previsão, entretanto, de novas aulas. “A gente consegue, através de um projeto, tentar colocar em nossa escala de trabalho determinados cursos necessários para a nossa região”, conclui Pertile.

Foto: Divulgação