Projeto de reestruturação, no bairro São Bento, está previsto em duas etapas. Processo de licitação deve começar neste mês

Considerada a sexta Rota Turística de Bento Gonçalves, a Via Gastronômica, no bairro São Bento, deve passar por uma reestruturação nos próximos meses. O projeto foi apresentado a empresários e imprensa na terça-feira, 1º de junho. O local abriga, hoje, cerca de 80 empreendimentos entre restaurantes, bistrôs, comércio, hotel, entre outros, além de congregar o Museu do Imigrante, Rua Coberta, Praça Achyles Mincarone, Igreja Redonda e Monumento aos Imigrantes Italianos, considerados pontos de visitação.

Conforme a diretora-adjunta do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb), Melissa Bertoletti Gauer, será feita a troca de todo passeio público, nova pavimentação em toda extensão da pista, revitalização dos equipamentos urbanos como luminárias (led), bancos, cadeiras e mesas, além do alargamento das calçadas. “É um projeto que irá priorizar o pedestre, todas as modificações foram estudadas e atendem as necessidades para que o espaço se transforme em um local que os moradores e visitantes possam aproveitar o melhor da cidade”, afirma.

Projeto foi apresentado, na terça, 1º de junho, à imprensa e empresários. Foto: Franciele Zanon

O projeto começou a ser idealizado em 2006, em conjunto com o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh). Na época, nove empreendimentos integravam o local. “É um dia histórico para os empreendedores dessa região. Estamos vivenciando a realização de um sonho. Naquela época, iniciamos o processo para transformar o espaço de experiências únicas e vivências memoráveis. Hoje vemos nossa história sendo valorizada e o setor sendo priorizado. Agradecemos ao Poder Público por ter atendido o nosso pedido, colocado o projeto embaixo do braço e auxiliado na idealização com olhar diferenciado e arrojado”, ressalta a diretora executiva do Sindicato, Márcia Ferronatto.

O espaço urbano da cidade atraiu uma média de 782 mil visitantes nos últimos quatro anos. A pandemia em 2020, porém, reduziu em quase 50%. O secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, evidenciou que além de a iniciativa qualificar a única rota gastronômica da cidade, que abriga também o Complexo Cultural, o potencial da área é de muita expansão. “É uma obra para comunidade de Bento Gonçalves, este projeto será um marco para o fluxo turístico da cidade, além de se caracterizar como um ponto de encontro para a nossa população”, sublinha.

Cerca de 70% dos consumidores da Via Gastronômica são moradores da cidade, o restante é visitante. O prefeito Diogo Siqueira destacou que é um projeto que proporciona ao município um espaço diferenciado. “É algo pensado no pós-pandemia e vejo como um grande passo para uma retomada segura do turismo. Estamos em um estágio em que precisamos requalificar a área de lazer para o cidadão. Será feito por etapas. É uma requalificação, vamos melhorar a estrutura viária, as calçadas, a iluminação, a segurança, teremos acessibilidade para todos. Então, vai ser um grande ganho para a cidade”, enaltece.

A obra está prevista em duas etapas: iniciando pelo perímetro rua Herny Hugo Dreher até entroncamento com a rua Xingú, em um total de 600 metros, seguindo pelo perímetro da Avenida Planalto entre as ruas Herny Dreher e a Carlos Flores, em uma área total de 700 metros. A previsão é que no mês de junho inicie o processo de licitação. O investimento previsto é de R$ 2,5 milhões na primeira etapa, com conclusão em oito meses, a partir da ordem de início.