A primeira festa foi realizada em um dia.

Joaquim Pedro Lisboa é o idealizador da Festa da Uva.

Em 1932, foi realizada a primeira Festa da Uva, em apenas um dia, com exposição de uvas. De acordo com o pesquisador caxiense João Spadari, foi somente no ano seguinte que a festa passou a ter destaque estadual, com a presença do governador JOSÉ ANTÔNIO FLORES DA CUNHA. Naquele ano, a festa teve novo espaço para sua realização com a construção dos pavilhões especiais, na praça principal de Caxias do Sul, denominada Dante Alighieri.

O caráter nacional da festa emergiu em sua quarta edição, no ano de 1934, quando estiveram presentes representantes do governo federal, entre eles, o Ministro do Trabalho, Salgado Filho.

O concurso da escolha da rainha, bem como seu trono, foram instituídos em 1933 para a realização da terceira edição.

O objetivo do concurso era dar maior brilhantismo às festividades. Foi eleita rainha, pelo voto popular, Adélia Eberle. A solenidade de coroação ocorreu no cine teatro Central. No mesmo ano tiveram inicio os desfiles de carros alegóricos.

Após a quinta edição da Festa da Uva, em 1937, seguiu-se um intervalo de 13 anos, devido a II Guerra Mundial. Somente em 1950 foi organizada uma nova festa, com grande participação de toda a região de colonização italiana na feira agroindustrial. Naquele ano, a festa se firmou com grande evento comemorativo e comercial.

Também na quinta edição teve inicio a tradição da presença dos Presidentes da República nas aberturas ou encerramentos.

O primeiro Presidente a prestigiar foi Eurico Gaspar Dutra.

A construção do Parque de Exposições consolidou a importância da Festa da Uva. As obras foram concluídas na década de 1970, com recursos dos governos federal, estadual e municipal.

A primeira Festa da Uva realizada nos novos pavilhões foi a de 1975, em sua 13ª edição, quando se comemorou o centenário da Imigração Italiana.

Este ano, estamos na 30ª Festa da Uva 2014 com o tema: NA ALEGRIA DA DIVERSIDADE.