Substantivo comum, feminino, que significa tolerância, bondade, benevolência… Mas como substantivo próprio, mais feminino do que nunca, singularíssimo, precedido da designação Irmã, Clemência ganha ares de uma estrela. Do teatro.
Verdade que a suscetibilidade da pré-adolescência deve ter pintado o quadro com mais tons de cinza do que realmente foi. Mas, se nem o tempo conseguiu desbotar esta lembrança, é porque a mensagem não foi nada clemente… Vamos aos fatos.
Anos sessenta… Dourados? Nem os sonhos. De James Dean e sua juventude transviada, nunca ouvíramos falar. No lugar de jaquetas de couro e calça comprida, usávamos saia azul-marinho plissada, abaixo do joelho, e camisa branca. Ao invés de dançarmos o rock and roll e o twist, íamos para a capela rezar. Da arte contestatória sequer tínhamos notícia. Mas da arte dramática, ah, esta sim! E o nome, Irmã Clemência.
Uma vez por semana, ela adentrava leve e solta em nossa sala do ginasial para a aula de Ciências. Parecia uma borboletinha, que, então, se transformava numa diva do teatro. Obviamente, não me lembro de todos os seus desempenhos, mas houve um que me marcou sobremaneira. O tema: aborto.
Tenho ainda nítida a imagem: o desenho do útero no quadro-negro, ela com uma barra de giz traçando o destino de uma agulha de tricô imaginária e reforçando a dramaticidade com a voz saída lá de dentro das entranhas. A turma, imóvel e muda. O suspense era de matar (vale o trocadilho). De repente… CRÁS. Na tentativa de destruir o feto, a agulha furava o útero.
Todas pulamos da cadeira ao mesmo tempo. Não sei quanto às outras, mas eu me contorcia de dor. E a tensão se repetiria na sessão da semana seguinte, feito novela global.
Irmã Clemência, grande professora! De arte dramática.

“Flagrantes da vida real”

As duas mulheres passeavam de carro na vizinha Garibaldi, depois do aniversário de Leonor (a moça do primeiro vestido tomara-que-caia, que completou, há pouco, oitenta e alguns, lembram?). Querendo aproveitar a viagem para coisas práticas – como é típico do nosso italiano -, uma delas sugeriu:
– Vamos fazer compras no Carandiru? Tem muitas promoções…

“Flagrantes da vida real”

O cara, indignado com os insultos ouvidos num evento que acabou em pancadaria, foi reclamar com o presidente de um Clube do município de… das redondezas.
– Tu precisava ouvir! Um oficial daquele naipe dizendo palavras de baixo escalão…
O outro corrigiu rapidinho:
– Opa, opa! De baixo escalão? Então era um soldado.