Novos vestidos valorizam o vinho como elemento cultural e homenageiam setor vinícola

Os vestidos que a Imperatriz do Vinho, Ana Paula Côrtes Foresti, e as Damas de Honra, Thaís Dall’Osbel Centenaro e Liege Sobirai, utilizarão durante seu reinado na 18ª Fenavinho são, além de belos, um retrato histórico da cultura da uva e do vinho em Bento Gonçalves. Os trajes, criados pela designer de moda Caroline Ambrosi, foram apresentados pela primeira vez ao público nesta quarta-feira, 3 de maio, durante o lançamento das atrações da 31ª ExpoBento e da Vila Típica da festa, que ocorrem em conjunto entre os dias 8 e 18 de junho.

Para confeccionar as peças, uma equipe de quatro profissionais se debruçou, por 45 dias, no corte e na costura de cerca de 200 metros de tecido. “Os trajes têm modelagem típica italiana e predominância nas cores do vinho”, diz a criadora dos modelos. Ao desenhar os vestidos, Caroline pensou em transmitir, por meio de símbolos, a força da cadeia produtiva do vinho em Bento Gonçalves. “Quis apresentar algo que remetesse desde a uva até o vinho, então temos os elementos uva, garrafa e taça nas peças”, salienta.

Os itens foram confeccionadas em veludo, uma vez que a festa se realiza nos meses de outono e inverno, e trazem detalhes vistosos. Entre eles, estão os cristais utilizados para compor os cachos de uva, que somam 1,5 mil pedras aplicadas individualmente, e as rendas com pérolas. Há, ainda, um outro detalhe. “Nós também inventamos um xadrez, criamos uma grega aplicada sobre o tecido, como se tivéssemos tecido o próprio pano. Tem uma saia branca com gregas douradas e uma sobressaia de veludo com uvas e gregas em pérolas. Gosto de fazer propostas diferentes, que nunca foram utilizadas nas minhas criações. A forma de bordar, de aplicar, tudo muda, gosto de gerar uma proposta diferenciada”, diz a designer, que tem no currículo a criação de cerca de 450 trajes feitos para soberanas de 13 municípios.

Para ela, assinar os vestidos das soberanas de mais uma festa é um compromisso que perpassa os significados de uma vestimenta. “Eu nunca tive filhos, então para mim é como se fosse um. Quero que a corte esteja satisfeita, porque as meninas representam um município, uma festa, é uma comunidade inteira que cria uma expectativa. Uma criança que olha uma soberana imagina uma princesa, de fato. Então, é uma responsabilidade enorme, e quero que o resultado seja o melhor possível”, comenta Caroline.

Além dos trajes, as soberanas vão exibir durante seus compromissos oficiais outros itens exclusivos. São as enojoias, peças especialmente criadas para a corte tendo o vinho como destaque, idealizadas por Patricia Pedrotti, da Enojoias – Diamantes do Vinho. As peças são confeccionadas com cristais de bitartarato de potássio, substância que se forma em pipas ou garrafas que armazenam o vinho, nas cores vinho branco, vinho rosè e vinho tinto.

ExpoBento diversifica experiências para sua 31ª edição

A 31ª ExpoBento renovou seu arsenal de novidades para ampliar a diversificação das experiências e oferecer ao público uma imersão em novas vivências. Em pouco mais de 30 dias, o público poderá conhecer cada uma delas, participando da programação da feira.

Entre as novidades, em meio aos tradicionais espaços Variedades, Moda, Indústria e Comércio, Arena Gastronômica e a conhecida oferta de atrativos artísticos, os visitantes serão convidados a se conectar com o mundo da inovação. Um pavilhão inteiro foi destinado para isso. Denominado ‘Inova Bento’, o espaço do pavilhão F reunirá atrativos como exposição e pitch de startups, palestras sobre tendências em turismo, varejo e indústria, entre outras, e oficinas, numa parceria com o SebraeX. Jogos on e off-line recheiam de entretenimento o espaço do pavilhão. Neste mesmo ambiente, os visitantes receberão seu brinde por participarem da proposta de gamificação sugerida pela ExpoBento, outra das novas experiências deste ano. Ao longo da feira, diversos pontos “instagramáveis” estarão espalhados pelos corredores e, além de serem ideais para o registro de fotos e o compartilhamento nas redes sociais, quem passar por todos eles acumulará pontos como se estivesse num jogo, sendo recompensado por isso no final.

A tecnologia estará presente nos pavilhões desde a entrada no Pavilhão A. Painéis de LED estarão posicionados na área de recepção ao visitante, próximos à bilheteria e às catracas de acesso. Por meio deles, o visitante será informado sobre os shows do dia, as atrações de cada setor da feira e até sugestões para aproveitar toda diversidade da programação da ExpoBento. Os visitantes terão à disposição, também, um painel interativo para que possam registrar, escolhendo emojis de humor, quais suas impressões sobre a feira. Além disso, podem adicionar em seu WhatsApp o número da ExpoBento – (54) 2105-1900 – e receber na palma da mão todas as informações sobre o evento.

Em sua 31ª edição, a maior feira multissetorial brasileira volta a mostrar toda sua variedade com seus mais de 450 expositores e 30 mil itens à mostra. Neste grande caldeirão, o visitante encontrará espaços consagrados – Automotivo, Imóvel e Agroindústria Familiar, por exemplo – e novos, caso do Espaço Senac, que terá serviços de beleza e saúde. Esses atrativos somam-se a outros sucessos da ExpoBento, como o desfile pet, os desfiles de moda, as oficinas de gastronomia e a recreação infantil.

Jogos on e off-line

Mixar atrativos online com outros de caráter real é uma das tônicas desta edição da ExpoBento. Assim, o Pavilhão Inova Bento, dedicado à inovação, trará diversas experiências nesse sentido ao oportunizar aos visitantes vivências esportivas nesses dois mundos. É ali que também será montado um espaço para as disputas do E-Sports Bento, a bem-sucedida iniciativa destinada aos gamers de plantão. Em sua quarta edição, a proposta terá pela primeira vez a final das três modalidades oferecidas sendo disputada totalmente de forma presencial.

Neste ano, um novo jogo entrará em desafio. O Valorant, game de tiro para multijogador, estreia na competição, com a final sendo jogada no dia 17. O E-Sports ainda terá as disputas dos sucessos FIFA, no dia 16, e League of Legends (LoL), no dia 18 – jogos que são promovidos na competição desde sua estreia, em 2020.

Fenavinho

Desde maio, a 18ª Fenavinho tem colocado sua diversificada agenda para entreter a comunidade e, mais do que isso, valorizar o protagonismo da cultura local na construção da identidade da região. Esse propósito integra a programação da Festa Nacional do Vinho, que segue de forma praticamente ininterrupta pelos próximos 40 dias. Os jogos coloniais estão em andamento e o Tortelaço ocorre na próxima semana.

Todos esses atrativos culminam com o grande congraçamento na ‘Vila Típica’ da 18ª Fenavinho, que ocorre de forma concomitante a 31ª ExpoBento. Nesse espaço temático, com arquitetura típica e valorização cultural, não faltarão experiências. As degustações cumprem esse papel com uma oferta de vinhos de grandes marcas e de vinícolas boutique, demonstrando a diversidade e a grande qualidade da bebida produzida em Bento Gonçalves, referência nacional do setor. Nesse sentido, a festa oferecerá diversas masterclass para degustação. As apresentações artísticas típicas da cultura local e a oferta da gastronomia regional compõem um retrato das vivências do colono imigrante, grande símbolo da Fenavinho, também reproduzidas no espaço Bodegão, de enaltecimento das tradições do interior.

Shows e festivais nacionais

Novamente nesta edição, transbordam experiências sonoras e diferentes propostas musicais com os mais de 120 shows programados. As apresentações ocorrerão em três palcos distintos – Fenavinho, Gastronomia e Variedades –, de forma quase que permanente durante a feira. Quem não dispensa o rock, o pop e o reggae gaúchos terá motivos extras para voltar para a ExpoBento várias vezes. Entre as atrações estão a dupla Claus e Vanessa, que se apresenta no dia 9; o ex-vocalista do Papas da Língua, Serginho Moah, que toca no dia 12; e a sensação Corpo e Alma, estourada com seu hit “Perigosa e Linda”, uma das músicas mais tocadas no sul do país, com apresentação agendada para o dia 13. No dia 14, os ‘borrachos y locos’ da Vera Loca pisam na ExpoBento, que recebe os regueiros da Chimarruts no dia 15 e os celebrados Nenhum de Nós no dia 16.

O Pavilhão E reedita a proposta de shows nacionais, realizados para quem curtir além do horário da feira. Por lá, estão confirmados dois festivais nacionais. O primeiro, dia 10 de junho, terá as apresentações de Kevinho e Luan Pereira. Na noite de 17 de junho, sobem ao palco, Augusto & Rafael, João Bosco & Gabriel e Naldo. Os festivais são as únicas atrações que exigem ingresso extra além do da feira para serem assistidos.

Fotos: Alessandro Manzoni