Produtores, vinícolas, empreendedores e moradores terão mais facilidade em seu dia a dia com a construção de vias asfálticas na zona rural de Bento Gonçalves. A ligação entre o Vale dos Vinhedos e Faria Lemos alavancará o setor turístico

O distrito de Faria Lemos começou a ser povoado em 1940, quando famílias se estabeleceram nas terras recém adquiridas nos vales e encostas, ambiente promissor para o cultivo da videira. Plantaram famosas castas europeias e passaram a produzir vinhos.

A partir daquela época, a tradição foi ultrapassando gerações e, atualmente, a localidade possui diversos empreendimentos voltados ao setor vitivinícola, recebendo visitas de turistas do mundo inteiro. Com isso, investimentos estão cada vez mais sendo feitos para beneficiar o dia a dia dos produtores de uva, moradores e vinícolas da região.

Durante o ano de 2022, além de serviços de manutenção e conservação das estradas em todo o distrito, foram realizados diversos trabalhos de alargamentos de trechos de rotas, ampliações de curvas e melhoramento do escoamento das águas das chuvas, com a instalação de tubulações e bocas de lobos. “Além disso, realizamos várias atividades de rotina da zeladoria, como roçadas nas margens das vias, corte de grama em praças, escola e posto de saúde, limpeza e pintura de meio fio”, informa o subprefeito de Faria Lemos, Luis Carlos De Mari.

De acordo com De Mari, a obra de ligação asfáltica entre Faria Lemos e o Vale dos Vinhedos, passando pelo Vale Aurora, é a principal estruturação que está sendo realizada no distrito e tem convênio com o Governo do Estado. “O lote 1 está finalizado, o 2 permanece em andamento e o 3 e 4 estão em fase de licitação. Esta união será um grande potencial turístico para toda a região, pois facilitará o deslocamento dos visitantes de uma localidade para outra, em um dos espaços mais belos do município. Temos uma vista e paisagem fantástica, rodeada de belos parreirais”, considera.

Obras estão em andamento no interior

O subprefeito realça que o asfaltamento no interior é importante para o escoamento da produção da uva, qualidade de vida dos moradores, desenvolvimento e crescimento do turismo e valorização das propriedades. “Na Linha Imaculada, um trecho de 2,3 quilômetros de estrada está em andamento, beneficiando mais de 100 famílias. Outra obra de extrema importância foi a conclusão do asfalto na via de acesso a ponte que faz ligação com o município vizinho de Cotiporã”, lista.

Além das obras, De Mari valoriza uma conquista do distrito, realizada no final de 2022. “Pela primeira vez, em conjunto com a Secretaria de Turismo e escolas de Faria Lemos, São Valentim e Tuiuty, trouxemos a programação natalina para a praça do município. Na ocasião, reunimos mais de mil pessoas em um lindo momento compartilhado com as crianças e suas famílias. Com show de música, espetáculos e chegada do Papai Noel”, recorda.

Um local para empreender

A empreendedora Bruna Cristofoli vê um futuro promissor para o turismo da região

A sócia e diretora de uma vinícola familiar da região, Bruna Cristofoli, destaca que a obras de alfaltamento para o interior são muito importantes. “Facilita não só o escoamento da produção, como valoriza as propriedades rurais. Além do acesso ser mais curto para os turistas chegarem e assim, outras pessoas que vivem nas localidades terão vontade de empreender”, ressalta.

De acordo com Bruna, a via asfáltica também irá beneficiar vários moradores de Faria Lemos, que finalmente poderão ter um endereço. “Poderá ter nomes para as ruas e número. Hoje há problemas com entrega de correspondência por não ter esses dados. Então, o asfalto no interior é primordial para o desenvolvimento rural”, salienta.

Outra obra pública que a empreendedora espera que seja concretizada, num futuro breve, é a instalação de energia trifásica em todo o interior. “Contribuiria principalmente para indústrias e novas vinícolas que possuem alguns maquinários que só funcionam com esse sistema. Acho que já têm projetos a respeito, mas não sei se a ideia está sendo evoluída”, afirma.

Sobre o turismo na região, Bruna frisa que terá ainda mais destaque com as obras realizadas nas estradas, unindo o Vale dos Vinhedos e Faria Lemos. “Essa ligação é essencial, principalmente para nós empreendedores, pois o vale tem um fluxo bem intenso de visitantes, que poderão circular de uma região para outra sem pegar a BR-470, aproveitando e passeando com mais conforto pela paisagem do local”, detalha.

Benefício para as famílias

Lenira e Loreno Titton logo serão beneficiados com o asfalto em frente à sua residência

A família Titton será uma das contempladas pela via asfáltica que está, atualmente, sendo construída há poucos metros da residência de Loreno, 76 anos e Lenira, 72. Juntos há mais de meio século, os companheiros de vida revelam que tudo ficará melhor com a obra. “No momento, a poeira invade a propriedade, com o asfalto vai ser diferente. Além de que, não vai ter mais o barulho que os caminhões pesados fazem ao passar pelo chão batido”, conta o agricultor.

A trabalhadora rural, que hoje dedica seus dias para a confecção de doces e pães caseiros, comenta que o filho é quem está responsável pelo serviço mais árduo, diretamente nos parreirais. “Ensinamos ele a produzir uvas desde criança, hoje temos cerca de 50 mil kg e vendemos para uma vinícola da Serra Gaúcha. Além disso, valorizo muito o sindicato por lutar pelo preço mínimo da uva, que é essencial para reconhecer o valor do agricultor, que tanto investe para cultivar essa fruta que têm inúmeros gastos de produção”, diz Lenira.

Para ela, o asfalto nas vias do interior irá beneficiar bastante os agricultores da região. “Principalmente em tempos de safra, quando temos que fazer o transporte da uva para as vinícolas. É uma grande quantidade de carga a ser enviada, com uma estrada melhor, tudo ficará mais fácil”, finaliza.

Fotos: Cláudia Debona