A 1° Cavalgada do Vale dos Vinhedos ocorreu no dia 19 de fevereiro. Iniciativa superou expectativa dos integrantes

Fazer o bem, sem olhar a quem. Foi com esse princípio que uma família de Bento Gonçalves decidiu organizar uma ação para arrecadar alimentos e produtos de higiene para posteriormente doar para instituições de caridade da cidade. O intuito? Beneficiar pessoas que precisam.

A ideia surgiu quando a dona de casa, Analice Gromowski Zorzi, 56 anos, assistiu, na televisão, uma reportagem sobre uma “cavalgada do bem” que ia ser feita no Natal, em uma cidade do Sul. Como a família faz parte do Pique Vale dos Vinhedos, sugeriu ao marido, o motorista Paulo Zorzi, de organizarem uma atividade semelhante.

Com o apoio dos demais integrantes, surgiu a 1° Cavalgada do Vale dos Vinhedos. Porém, cerca de duas semanas antes de colocarem a iniciativa em prática, Zorzi conta que a cavalo, foi feita uma divulgação, pela cidade, para que os moradores pudessem se preparar para a doação.

Paulo Zorzi ao lado de famílias que contribuíram com a doações

A cavalgada, iniciada às 8h e finalizada às 18h, ocorreu no sábado, dia 19 de fevereiro. O trajeto, de aproximadamente 12 quilômetros, teve a largada na Tecnovin e percorreu a Capela das Almas, Capela das Neves, Capela das Almas, bairro Glória, Busa, Linha Baú, Garibaldina, 8 e 15 da Graciema.

Zorzi conta que ficou surpreso com o retorno dado pelos munícipes. “O pessoal gostou da iniciativa, foi uma recepção fantástica. As pessoas estavam nas ruas, esperando a gente passar, foi algo muito importante”, orgulha-se.

O filho do casal, Alexandro Zorzi, 29 anos, participou da ação e, assim como o pai, também ficou admirado com a forma como tudo ocorreu. “Me chamou a atenção que as pessoas faziam questão de entregar as doações direto para os cavaleiros, que depois colocavam na camionete”, relata.

Além disso, ficou feliz por perceber que a maioria das pessoas já estavam em frente às residências, esperando o piquete passar, para colaborar. “Algumas não viram a cavalgada passar e acabaram vindo de carro para entregar, querendo participar e ajudar”, pontua.

No fim do dia, as expectativas foram superadas. A estimativa inicial era arrecadar em torno de 800 quilos de alimentos, mas a soma final foi 1.200. “Tivemos que descarregar a camionete três vezes durante o percurso, senão ela não ia dar conta”, comemora Zorzi.

A entrega dos mantimentos foi realizada na quarta-feira, 23 de fevereiro. Ao todo, quatro entidades da cidade foram beneficiadas. “É um sentimento fantástico saber que estamos alimentando pessoas que precisam, através de solidariedade. Se todo mundo pensasse em ajudar, o mundo seria melhor”, enfatiza Zorzi.

O filho reforça que ficou orgulhoso pela iniciativa dos pais. “Em um primeiro momento, não tínhamos tanta esperança de dar certo, mas eles acreditaram e deram sequência, passando casa por casa, divulgando. No final, tudo deu certo”, assegura.