Grupo adota Alia Inclui, ferramenta que permite a leitura via áudio dos rótulos, facilitando a compra e o consumo

O grupo Famiglia Valduga avança em termos de inclusão. A partir de agora, as marcas Casa Valduga e Casa Madeira estão acessíveis também às pessoas com deficiência visual. A Alia Inclui é o novo recurso adotado pelas marcas brasileiras, visando maior acessibilidade. Com a adesão à ferramenta, as marcas passam a contar com uma solução de recurso de tecnologia inclusiva por meio de um aplicativo, o qual utiliza a câmera do celular para a identificação dos códigos de barras dos produtos e descreve as informações contidas neles via áudio.

A Alia ainda organiza os dados em sessões, permitindo liberdade na escolha das informações a serem consultadas e descritas, o que facilita a vida de pessoas de baixa ou nenhuma visão, tanto no momento da compra, quanto no consumo.

Para o diretor das marcas, Eduardo Valduga, a ferramenta permite o acesso a informações importantes, como nome do produto, peso, informações nutricionais, quantidade, entre outras. “A inclusão social é uma pauta contínua no nosso dia a dia. Sabemos que sempre mais pode ser feito, mas entendemos que este é um passo importante para os consumidores. Se hoje já entregamos uma qualidade ímpar nos nossos produtos, queremos imprimir, cada vez mais, excelência às experiências dos clientes. Esperamos que Casa Valduga e Casa Madeira ainda inspirem outras empresas do setor a fazer o mesmo”, comenta.

A comunicação do grupo Famiglia Valduga também integra o movimento #ParaTodosVerem, o qual torna os conteúdos das redes sociais mais acessíveis a pessoas com deficiência visual através da descrição detalhada de imagens publicadas.

Em seu dia a dia, o grupo Famiglia Valduga tem o propósito de atuar de forma responsável junto ao meio ambiente e seu entorno. Desde 2020, toda a energia elétrica consumida pela vinícola Casa Valduga é proveniente de fontes renováveis, como eólica, solar, biomassa, PCH (Pequena Central Hidrelétrica) e CGH (Centrais Geradoras Hidrelétricas), e segue padrões e metodologias internacionais, com o intuito de obter uma matriz energética ambientalmente limpa e sustentável. Em dois anos, a redução do impacto ambiental soma mais de 178,5 mil toneladas de CO2, gás responsável pelo efeito estufa, que deixaram de ser emitidas.

No último ano, a empresa também apoiou o movimento Outubro Rosa ao doar uma porcentagem das vendas dos espumantes rosés à Liga de Combate ao Câncer de Garibaldi.