Feira e festa possuem uma grade de programação e atividades que fazem com que toda a família viva boas experiências

A 31º ExpoBento junto da 18º Fenavinho, iniciaram na última quinta, 8 de junho, no Parque de Eventos. Com uma grade de shows, gratuitos e pagos, bastante diversa, junto de bons vinhos, uma deliciosa culinária, várias atividades e itens de compras para todos os públicos, turistas e munícipes fazem, literalmente, a festa. Esse é o quarto ano em que a feira e a festa ocorrem juntas, e o número de visitantes desta edição já ultrapassou 100 mil pessoas.

A ExpoBento conta com muitos espaços de diversos segmentos, seja itens para casa, de moda ou até mesmo de brinquedos, assim, atendendo a todos e garantido a diversão de toda família. Já a parte da Fenavinho conta com a belíssima Vila Típica, que transporta os visitantes diretamente para a Itália do século XX. Com direito a jogos tradicionais, cantorias e artesanato, o espaço também conquista tanto os turistas quanto os próprios moradores da cidade.

Bruna da Cruz é confeiteira, e veio de Caxias do Sul para ver a feira e, é claro, fazer compras. “É a minha segunda vez na feira, mas estou achando muito legal. A minha parte favorita foi a da Fenavinho. Vamos terminar de ver tudo e nos organizar para comprar”, relata.

Jean Berte também veio da cidade vizinha para acompanhar os shows. “Perdi a conta de quantas edições da ExpoBento já participei, mas mais de 10 com certeza. Achei bem organizada, estou gostando muito da decoração da festa. Fazia alguns anos que eu não vinha por causa da pandemia. O que mais gostei foi a organização. As partes da cantina, os eventos, as mídias estão bem fortes”, conta o engenheiro de produção.

Já Luiza Rosalem foi acompanhada à feira e festa do namorado, Bruno Fronza, e os dois estavam bem animados com o evento que aconteceu no espaço Inova Bento. “Todo ano a gente dá uma passadinha aqui. A edição está bem boa, tem mais atrações. A parte que mais gostamos foi acompanhar a competição de skate”, comentou.

Teve também aquelas pessoas que vieram para curtir a boa culinária típica da região, bem como os vinhos, como foi o caso de Joslaine De Oliveira, que veio direto de Teutônia com o marido para degustar e partilhar boas experiências. “Já viemos às outras edições, tanto da ExpoBento quanto da Fenavinho e gostamos do vinho e da festa. Além disso, curtimos bastante a feira, porque tem bastante opções, de vinho, de comida, que é o que a gente gosta de fazer, por isso viemos de Teutônia para cá. Já tomamos muitos vinhos, a gente comprou mais vinhos e espumantes nesta edição do que outros itens”, declara.

O projetista José do Amaral, que viajou de Serafina até Bento só pelo evento, compartilha do mesmo pensamento que Joslaine. “A gente já veio umas três vezes, e acho muito bom, pois tem bastante diversidade tanto em comércio quanto em cultura. Não sou muito de comprar, mas gosto de olhar tudo. Curto vir, provar os vinhos, que são minha parte favorita”, conclui.

E até mesmo o carioca José da Silva veio curtir a programação. “Hoje é a minha primeira vez aqui na feira. Sou carioca, faz dois anos que moro em Farroupilha e estou achando perfeito, tudo bacana e bem organizado. A calmaria das coisas, a tranquilidade, é muito legal isso aqui. Até agora a minha parte favorita foi a Fenavinho, to achando muito interessante. Eu ainda não olhei a feira toda, cheguei na hora do almoço, vim almoçar e depois olhar tudo para ver o que comprar. Eu nem cheguei a ver os shows, eu apenas vim. Mas vou me organizar para assistir os shows”, afirma o motorista.

E a ideia da ExpoBento em conjunto com a Fenavinho foi um sucesso segundo a opinião de José Fernandes, que é aposentado e veio de Porto Alegre para curtir esse evento em dose dupla. “Essa é a minha terceira ExpoBento. Essa edição está excelente, até porque tem a ExpoBento e a Fenavinho junto, e a gente está gostando muito. Além da gastronomia, a gente gosta dos shows. Eu e minha esposa viemos passear e já fizemos um pouquinho de compras também”, comenta.

Avaliação positiva

Após quase sete dias de sua abertura, as projeções para a feira e a festa já são consideradas as melhores possíveis. “Os primeiros dias da 31ª ExpoBento e 18ª Fenavinho, foram muito gratificantes pelo fluxo de público, claro, e principalmente pelos indicadores de bons negócios que permitem antever o sucesso que será essa edição perante o objetivo de gerar movimentação econômica. Notamos visitantes satisfeitos com as atrações e realmente vivenciando as experiências que preparamos para essa edição – de compras, com cerca de 500 marcas expositoras, de enogastromia, culturais, com mais de 120 shows, e de inovação, com o Pavilhão Inova Bento. Seguimos otimistas para os próximos dias e reforçamos o convite para que as pessoas venham vivenciar a 31ª ExpoBento e 18ª Fenavinho”, enfatiza Bruno Benini, diretor geral da 31ª ExpoBento.

Quem também corrobora com este pensamento é o coordenador da 18ª Fenavinho, Rodrigo Valerio. “A Fenavinho comemora mais um importante movimento de valorização cultural com o sucesso da Vila Típica, reduto de celebração a todos os elementos que remetem à história da região e ao legado dos imigrantes que colonizaram a reunião. Nesse contexto, o vinho, produto que é símbolo de nossa cidade, convida cada visitante a brindar a alegria de estarmos juntos, vivendo essa experiência. Estamos muito felizes em perceber o engajamento da comunidade com essa proposta e, também, do público, que vem para se divertir conosco, conhecendo nossas origens, nossos valores e criando uma conexão verdadeira com a Festa Nacional do Vinho. Temos pela frente muitos dias de programação, que são oportunidades imperdíveis para experienciar a Fenavinho”, realça.

Propiciar para toda a comunidade novas experiências, além demonstrar toda a pujança da região, é um dos objetivos da ExpoBento e Fenavinho. “Na condição de entidade promotora da feira e da festa, o CIC-BG destaca a relevância que ambas têm para o contexto local, bem como a importância de comemorarmos o início positivo registrado nos primeiros dias de programação. As feiras são centros de conhecimento, inovação e, cada vez, redutos de experiência para os visitantes, algo que vem sendo oferecido com muita propriedade nesta edição da ExpoBento e da Fenavinho, e muito elogiado pelo público. Os resultados desse movimento aparecem de forma evidente no fortalecimento da economia regional, geração de negócios, empregos, estímulo ao comércio e ao turismo. Esperamos que os próximos dias de programação sejam ainda mais exitosos nesses propósitos”, destaca Marijane Paese, presidente do CIC-BG.

Fotos: Renata Carvalho