A prefeitura através da Secretaria de Saúde está engajada com a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, nas atividades do “Outubro Rosa”. As ações incluem as 22 unidades de saúde, com orientações, palestras e consultas preventivas ao câncer de mama e de colo de útero. A programação completa será divulgada na segunda-feira, 6 de outubro. Os projetos desenvolvidos estão dentro do programa estruturante Viver Bem.

De acordo com a psicóloga Karina Preisig Paggi, coordenadora do Programa da Saúde da Mulher, as unidades estão preparadas para fazer o agendamento de mamografia de rastreamento, na faixa etária entre os 50 e 69 anos ou para pacientes com risco elevador de câncer a partir dos 35 anos. “As pacientes receberão a data e a hora do exame, no dia em que forem à unidade de saúde, sem que haja a necessidade de voltar para buscar a autorização, evitando, dessa forma, faltas desnecessárias ao trabalho”, esclarece Karina.

Além disso, algumas unidades de saúde atenderão em horário diferenciado, aos sábados pela manhã, para proporcionar o acesso aos serviços às mulheres que não dispõem de tempo de segunda a sexta-feira. “Posso adiantar que a Unidade de Saúde do Conceição está organizada para atender no sábado, dia 25, com os referidos exames e palestras. E também a Unidade Maria Goretti, no sábado, 17”, afirma.

Outubro Rosa

A campanha de conscientização é realizada anualmente e dirigida à sociedade, de forma geral, mas principalmente às mulheres. O intuito é colocar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama na pauta das discussões. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. O movimento iniciou em 1997, nos Estados Unidos, e progressivamente foi se difundindo por diversos países.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer, em dados gerais. Em Bento Gonçalves, a doença é a segunda causa principal de mortalidade feminina, perdendo apenas para as causas cardíacas e cérebro-vasculares.

Bento Gonçalves conta com serviços de atendimento às mulheres com lesão de mama. Alguns procedimentos e exames especiais de média complexidade, como punções de mama, podem ser realizados a partir do encaminhamento para o Ambulatório de Procedimentos Ginecológicos, na Unidade de Saúde Central. Em casos mais complexos ou perante a evidência de câncer, as pacientes são encaminhadas para a Unidade de Oncologia do Sistema Único de Saúde (Unacon), no Hospital Tacchini.