Dois alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia (IFRS), Campus de Bento Gonçalves, foram premiados com medalhas de ouro e prata na Olimpíada Nacional de Ciências 2023. Os estudantes Rômulo Eduardo Girotto e Luiz Eduardo Carneiro, conquistaram primeiro e segundo lugar, respectivamente.

Natural da cidade de Carlos Barbosa, Girotto já vem se destacando em olimpíadas desde o ensino fundamental. Em 2022, quando estudava na Escola Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, obteve Medalha de Ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), Medalha de Ouro na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) e Medalha de Ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Antes, já havia conquistado uma Medalha de Prata na Obmep.

Já Carneiro cursou o ensino fundamental na Escola Estadual Mestre Santa Bárbara. Enquanto estudava lá, recebeu Medalha de Bronze e Menção Honrosa da Obmep. Ingressou no Campus Bento Gonçalves em 2022, no Curso Técnico em Agropecuária e, em 2023, mudou para o Curso Técnico em Informática para Internet.  Como aluno do IFRS, obteve a Medalha de Prata na Olímpia Brasileira de Astronomia (OBA), uma Menção Honrosa na Obmep, premiações em Campeonatos de Xadrez (1°, 3° e 6° colocado), Medalha Futuro Cientista e Menção Honrosa na Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (Obbiotec).

Sobre a Olimpíada

É um evento técnico/científico organizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI). Constitui um programa da Associação Brasileira de Química (ABQ), Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto Butantã (IB), Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsáveis por sua execução.

É destinada aos estudantes matriculados no Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º ou 9º ano); no Ensino Médio (1ª, 2ª ou 3ª série); e estudantes da 4ª série do Ensino Técnico, bem como estudantes da Educação de Jovens e Adultos dessas séries. As provas são realizadas de acordo com a série dos estudantes e ocorrem no formato digital, com conteúdos que envolvem astronomia, biologia, física, história, e química. Saiba mais no site da ONC.