Um forte temporal atingiu diversos municípios da Serra Gaúcha, entre a noite de quarta, 20, e a quinta-feira, 21, causando transtornos e danos em várias áreas. Em algumas regiões do Rio Grande do Sul, as chuvas intensas acompanhadas de ventos fortes provocaram quedas de árvores, alagamentos e destelhamentos em residências e estabelecimentos comerciais. Em Bento Gonçalves, houve registro de quedas de árvores que acabaram afetando o tráfego de veículos.

Na localidade de Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves, equipes do Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil civil estão trabalhando para remover uma árvore de grande porte que acabou caindo na madrugada desta quinta-feira, 21, em meio a ERS-431, nas proximidades do cemitério da comunidade, bloqueando o trânsito no local. Na Capital do Vinho, foram atendidos chamados de quedas de árvores, queda de barreiras e colocação de lona em residências. As rodovias 444 e ERS-431 ficaram bloqueadas após queda de árvore e deslizamentos. Já nas avenidas São Roque, Osvaldo Aranha, Panorâmico e BR-470 também foram registradas quedas de árvores. 

Em nota, a prefeitura de Bento Gonçalves informa que as equipes trabalham desde as primeiras horas da manhã para solucionar os problemas causados pela forte chuva e ventania que atingiu o Município. “É realizada a desobstrução de bocas de lobo, limpeza de ruas, recolocação dos contêineres de lixo e outros serviços. Emergências podem ser comunicadas para o 153”, diz o documento.

Em Veranópolis, na altura do quilômetro 193 da BR-470, nas proximidades da Ponte Ernesto Dornelles, parte da pista segue interditada após um caminhão de carga tombar. De acordo com as informações, a interdição ocorre no sentido Veranópolis x Bento Gonçalves.

No município de  Carlos Barbosa houve registros de queda de fios de energia elétrica, árvores e destelhamento de residência na comunidade de Coblens. Em Garibaldi, foram registrados queda de poste de energia elétrica na localidade de Linha Anunciata, deixando várias famílias sem luz. Rajadas de ventos de 65 quilômetros por hora, derrubaram árvores no bairro Alfândega e Rota do Sol,  bem como no Parque de Exposições da Fenachamp.

Em Farroupilha, segundo informações, o trânsito está bloqueado na VRS-813, entre as comunidades de Desvio Blauth e Desvio Machado, em decorrência da queda de árvores.

Na quarta-feira, 20, órgãos de monitoramento do tempo emitiram alertas e recomendações à população para que permanecessem em locais seguros e evitassem deslocamentos desnecessários enquanto durar o temporal previsto para seu pico nesta quinta-feira. Equipes de resgate estão mobilizadas para atender às demandas emergenciais e garantir a segurança da população.

O Rio Grande do Sul está sob quatro alertas de tempestades válidos para esta quinta-feira, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O primeiro deles teve início na virada de um dia para o outro e se estenderá até as 9h, já o segundo alerta iniciou às 4h e seguirá até meio-dia.

Foto: Alex Lunardi e Corpo de Bombeiros Militar / Reprodução