A partir desta segunda-feira, 16, o Rio Grande do Sul passa a contar com mais uma ferramenta que deve facilitar o agendamento para doação de sangue nos Hemocentros espalhados pelo estado. A ação é coordenada pelo Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados e quer aumentar o número de doadores, uma vez que devido a pandemia de covid-19, os estoques seguem em níveis críticos, prejudicando o andamento dos atendimentos, como aa realização de cirurgias em hospitais gaúchos.

De acordo com o órgão, a ferramenta vai agilizar o atendimento para àqueles que gostariam de doar sangue, uma vez que o sistema possibilita a escolha e a definição do melhor dia e horário para realizar a doação.

Apesar da novidade, o projeto, considerado piloto, só vai funcionar para o hemocentro de Porto Alegre. Em outro momento, a plataforma será disponibilizada para os demais locais de captação de sangue, localizados em Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas, Alegrete, Caxias do Sul, Santa Rosa e Cruz Alta.

Como acessar a plataforma

O doador deve acessar o link Agendamento, em qualquer horário e qualquer dia da semana e marcar a data, conforme a sua disponibilidade. Há também a possibilidade de cancelar a doação, caso haja necessidade. De acordo com a Procergs, responsável pela manutenção do sistema, após a efetivação do agendamento, não é necessário aguardar retorno de funcionários para a confirmação.

Ao acessar o sistema, cada doador poderá verificar datas e horários disponíveis e depois preencher os campos com seus dados, como nome, CPF, telefone e e-mail. Ao final, aparecerá na tela a mensagem de confirmação do agendamento e também será enviado um e-mail de confirmação. O telefone (51) 3336-6755 e o Whatsapp (51) 98405-4260 continuam em funcionamento para agendamentos e informações.